Lideranças do Brasil e Argentina se reúnem em Paraíso para tratar de melhoria na Ponte Internacional Peperi-Guaçú
Ponte que divide os dois países é considerada uma passagem clandestina já que não conta com controle migratório e alfandegário.

Fotos: Ascom/Divulgação/JRTV

Fotos: Ascom/Divulgação/JRTV

02/03/2022 - 09h33

Lideranças do Brasil e da Argentina se reuniram nesta sexta-feira (25) no município de Paraíso para tratar das melhorias necessárias na Ponte Internacional Peperi-Guaçu, na divisa entre os dois países. A reunião que ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores teve como objetivo avançar nas mobilizações para tornar esse passo reconhecido pelo Mercosul como seguro e legal.

Participaram do encontro a prefeita e vice de Paraíso, Marlene Giacomini e Silene Libero, demais prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, secretários de toda a região Extremo Oeste, representante da Polícia Federal e o deputado estadual Mauro de Nadal. Também estiveram presentes o prefeito e o presidente da Câmara de Vereadores de San Pedro/Misiones (Argentina).

Embora tenha sido liberada pelo governo argentino para entrada e saída da argentina, a Ponte Internacional Peperi-Guaçú é considerada uma passagem clandestina, já que não há controle migratório e alfandegário no local.

Ao final da reunião, a prefeita de Paraíso, Marlene Giacomini destacou que a reunião com a presença das lideranças foi fundamental para o avanço das negociações. “Estamos bem satisfeitas porque contamos com a presença de inúmeras autoridades da região e do lado argentino. Acreditamos que com esse primeiro encontro vamos conseguir um resultado satisfatório”, menciona.

A vice-prefeita, Silene Libero, reforçou que as conversas sobre a melhoria das instalações começaram no ano passado, quando o município foi procurado pela Polícia Federal. “Temos conversas desde o ano passado, desde o mês de dezembro quando a PF procurou o município para adequar algumas situações. O que Paraíso e a região querem é que isso seja um passo onde nos 12 meses do ano seja possível que as pessoas trafeguem. Nossa parte brasileira precisa fazer o seu trabalho. Com a nossa aduana liberada, com o trabalho da Polícia Federal e da Receita Federal, acreditamos que o fluxo de turistas possa acontecer e permanecer dentro do nosso Estado”, disse.

Muito embora o município de Paraíso tenha mencionado a possibilidade de realizar as melhorias no local com recursos próprios, as lideranças presentes na reunião destacaram a importância da parceria com o Governo do Estado. O deputado Mauro de Nadal se comprometeu em fazer essa ponte na busca por recursos estaduais. “A gente se prontificou a ajudar nas melhorias da aduana para a Polícia Federal se instalar e até agora no que pudemos contribuir, nós contribuímos. Mas ainda não sabemos qual será o custo, então recorremos ao Estado. Com o deputado Mauro nos apoiando, acreditamos que teremos a ajuda do Governo do Estado”, projeta a prefeita.

A liberação do trânsito pela ponte Internacional Peperi-Guaçú representa um incremento na economia da região com o fluxo constante de turistas. “Acreditamos que com esse passo da reunião de hoje vamos poder agilizar isso e em questão de 50 dias teremos uma previa do que iremos fazer e de onde virão esses recursos”, completa a vice.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 



  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook