Luz no céu que causou espanto no Nordeste poderá ser vista em SC

26/11/2020 - 17h06

luz no céu que causou espanto em moradores de cidades do Nordeste do Brasil na última segunda-feira (23), poderá ser vista em Santa Catarina na madrugada desta sexta-feira (27). Trata-se de uma sonda chinesa, batizada de Chang`e-5, lançada ao espaço para recolher material da superfície lunar, sendo a primeira missão desse gênero desde os anos 1970.

De acordo com as previsões da empresa responsável pela sonda, a espaçonave poderá ser vista no céu de Florianópolis e de Balneário Camboriú, no Vale do Itajaí.

O horário para avistar a luz com boa visibilidade em Santa Catarina será às 3h27 da madrugada desta sexta-feira.

A missão da “luz misteriosa”

De acordo com a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, está é uma das “missões espaciais mais complexas e desafiadoras” que a China já realizou.

“O objetivo é promover o desenvolvimento científico e tecnológico no país e estabelecer uma base importante para futuros pousos tripulados na Lua”, disse o vice-diretor do Centro de Exploração Lunar da Administração Espacial da China, Pei Zhaoyu.

A Chang`e-5 deverá colocar vários módulos na superfície da Lua para recolher cerca de dois quilos de amostras.

A nave vai levar dois dias para chegar à superfície; e a missão vai durar cerca de 23 dias, informou Pei. As amostras vão chegar à Terra em meados de dezembro.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional
  • busca rápida
  • Lua



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook