Maior avião do mundo é destruído durante ataque russo na Ucrânia
Aeroporto de Gostomel em Kiev foi atacado, destruindo o local onde o cargueiro se encontrava; modelo já quebrou centenas de recordes.

Foto: Reprodução/Internet/ND

Foto: Reprodução/Internet/ND

28/02/2022 - 10h12

O Antonov An-225, considerado o maior avião do mundo, foi destruído em meio ao conflito envolvendo a Rússia. O aeroporto de Gostomel, em Kiev, Capital da Ucrânia, foi atacado, destruindo o local onde o cargueiro se encontrava.

O governo da Ucrânia confirmou o ataque à aeronave através da internet na tarde desse domingo (27). Segundo o portal UOL, a situação do avião era incerta desde o fim da semana passada, com o avanço de tropas russas no país.

A aeronave havia voltado a alçar voo em junho de 2021 após cerca de dez meses parada. Nesse período, houve a troca de motor e melhorias em seus sistemas.

O avião, que também é chamado de Mriya, que significa sonho ou inspiração em ucraniano, foi desenvolvido a pedido do governo da então União Soviética na década de 1980 para o transporte do Buran, o ônibus espacial russo, e do foguete propulsor Energia.

Carga pesada

O Antonov An-225 era considerado o maior avião em operação. O seu peso máximo de decolagem era de 640 toneladas, incluindo o peso da própria aeronave somado ao combustível e à carga transportada.

A capacidade do cargueiro o colocava à frente até mesmo do Airbus A380 e do Boeing 747, os maiores aviões de passageiros do mundo na atualidade, com peso máximo de decolagem de até 572 toneladas e 447,7 toneladas, respectivamente.

Com relação à envergadura, o avião ucraniano perdia apenas para o estadunidense Stratolaunch. Enquanto o modelo Antonov possuía uma distância de ponta a ponta da asa de 88 metros, o Stratolaunch possui 117 metros de envergadura, mas um peso máximo de decolagem de cerca de 590 toneladas.

Recordista

De acordo com a Antonov, o modelo já quebrou centenas de recordes, como o transporte de carga mais pesada por meio aéreo e de carga mais comprida levada em um avião.

No Guinness, o livro dos recordes, o avião consta em pelo menos três recordes:

-O item mais comprido transportado em um avião: Em 2011, o AN-225 transportou duas pás de turbinas eólicas, com 42,1 metros de comprimento, entre a China e a Dinamarca. O avião teve de pousar em um aeroporto militar, o único capaz de receber uma carga tão grande;

-O de item mais pesado transportado por via aérea: Foi um gerador de energia com peso de 187,6 toneladas, que decolou do aeroporto de Frankfurt (Alemanha) em 2009;

-O de aeronave mais pesada de todos os tempos: O avião consegue decolar com um peso total de 640 toneladas. Seu projeto inicial conseguia sair do chão com até 600 toneladas, mas, após a reforma entre os anos de 2000 e 2001, sua capacidade foi aumentada.

Antonov AN-225

-Dimensões: 84 m de comprimento por 88,4 m de envergadura (distância de uma ponta da asa à outra) e altura de 18,2 m;

-Área da asa: 905 m²;

-Velocidade de cruzeiro: 800 km/h;

-Distância máxima de voo: 15,4 mil km, quando está vazio, ou cerca de 4.000 km, com carga máxima;

-Peso máximo de decolagem: 640 toneladas -Peso máximo da carga transportada: 250 toneladas;

-Altitude máxima de voo: 9.000 metros;

-Seis motores ao todo;

-O trem de pouso tem 32 pneus (quatro no trem dianteiro e 28 no trem principal). Por ser um modelo único, tem de transportar pneus reservas em cada voo caso ocorra algum problema;

-O avião tem um guindaste interno para a movimentação de cargas.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • ND+



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook