Mais de 10% da população de São Miguel do Oeste já contraiu a Covid-19
A secretária municipal da Saúde, Gení Girelli, analisou os números da principal cidade do Extremo Oeste e projeta a vacinação dos seus cerca de 40 mil habitantes

Secretária Gení Girelli espera que com a imunização indicadores do coronavírus caiam ainda mais

Secretária Gení Girelli espera que com a imunização indicadores do coronavírus caiam ainda mais

05/04/2021 - 18h51

Os números da Covid-19 em São Miguel do Oeste realmente são preocupantes. Muito embora os indíces estejam em declínio, o quadro ainda requer cuidados redobrados das autoridades da saúde. O boletim diário de ontem do Comitê de Crise apontava que 4.011 migueloestinos contraíram oficialmente a doença. Deste montante, 3.857 já se recuperaram. Outros 118 continuam com o vírus ativo. A principal cidade do Extremo Oeste de Santa Catarina até o momento contabilizou 36 óbitos provocados pelo coronavírus.

OJRTV analisou esses números com a secretária municipal da Saúde, Gení Girelli. Entre outros pontos, ela destaca que a queda que vem se verificando nos índices resulta do diagnóstico rápido, das medidas restritivas, distanciamento social e isolamento dos casos suspeitos. Gení Girelli disse que na vacinação SãoMiguel do Oeste segue o que preconiza o Plano Nacional de Imunização. A secretária também informou que sendo necessário, o município está preparado financeiramente para comprar vacinas para imunizar 100% da população. CONFIRA!

JRTV - A Covid já atingiu 10% da população. Como avalia esse quadro? Considera um número alto pra São Miguel do Oeste?

GENÍ GIRELLI - Este índice deve-se ao grande número de testagem ofertado pelo município, Objetivando a identificação precoce do paciente positivo  para o isolamento dele e seus contatos e assim realizar o  rastreamento e  acompanhamento do mesmo.

JRTV - Os sinais são de queda dos índices de contaminação. Com a vacina qual é a tendência?

GENÍ GIRELLI - A queda dos índices deve se ao diagnóstico rápido,  medidas restritivas, distanciamento social , isolamento dos casos suspeitos  e confirmados e seus contatos. A vacinação é uma das  ferramentas  de controle da Pandemia,  interfere diretamente no número de casos graves e de óbitos.  Assim esperamos que estes indicadores apresentem queda após  a imunização de parcela significativa da população.

JRTV - Até hoje foram vacinadas pouco mais de 15% da população (6.700). Qual a projeção do Comitê?

GENÍ GIRELLI - A projeção é de seguir o Plano Nacional de Imunização, imunizando os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, otimizando a aplicação das doses recebidas com agilidade na vacinação. Desejamos que cada vez mais as vacinas cheguem mais rápido e em maior quantidade.

JRTV - O prefeito prometeu comprar 40 mil doses. Como está a situação?

GENÍ GIRELLI - A compra das vacinas depende do não cumprimento do Plano Nacional de Vacinação  pelo Ministério da Saúde.  Assim dependemos deste descumprimento para ter liberado pela Anvisa a compra através da FECAM. Em havendo a possibilidade o município está  preparado  financeiramente para a compra.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • JRTV/Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook