Mais um tornado atinge Santa Catarina

Divulgação

Divulgação

29/11/2023 - 09h32

Na tarde desta terça-feira (28), um novo capítulo foi acrescentado à série de eventos climáticos extremos em Santa Catarina. O estado testemunhou seu sexto tornado do mês, desta vez atingindo a cidade de Fraiburgo, localizada no Meio Oeste. Por enquanto, apenas danos materiais foram reportados.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que a intensificação desses fenômenos está relacionada aos eventos do El Niño, um dos mais fortes já registrados. Essa condição climática tem contribuído para a formação frequente de tornados no estado.

O quinto tornado registrado em Santa Catarina neste mês foi confirmado pela Defesa Civil na segunda-feira (20). Ocorrido em Balneário Gaivota e Sombrio no sábado (18), o fenômeno foi associado à formação de uma frente fria no Paraguai e à influência de um fluxo de calor e umidade proveniente da região amazônica.Continua depois da publicidade

Entendendo o Tornado:

O tornado é um fenômeno atmosférico extremamente violento, vinculado a nuvens de tempestade ou cumulonimbus, caracterizadas pelo seu grande desenvolvimento vertical, podendo alcançar mais de 14 km de altura. O tornado se forma como um funil de ventos que giram em alta velocidade em torno de um centro de baixa pressão e, para ser classificado como tal, precisa tocar o solo.

Considerado um dos distúrbios atmosféricos mais violentos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o tornado geralmente vem acompanhado de chuvas intensas, granizo e vendavais.

>>>   PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook