Marca Itapiranga Cultural reforça o destino turístico como referência

05/08/2020 - 19h27

“Itapiranga: Naturalmente Bela, Genuinamente Alemã” é o slogan da recém-lançada marca Itapiranga Cultural, novo projeto de comunicação para o turismo local. A proposta surgiu durante a elaboração do Plano de Marketing Turístico, que visa ampliar a visibilidade do setor, organizar e direcionar as ações necessárias para consolidar o município como um destino turístico de referência e qualidade. A marca foi construída pela comunidade em parceria com a Prefeitura de Itapiranga por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e através do Programa Cidade Empreendedora – executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC – e a empresa MKA.

O Poder Público acredita que com a padronização visual, que valoriza e apresenta a cidade de forma moderna, facilitará a comunicação com turistas, operadoras, agências de turismo e consumidores das potências econômicas e turísticas da cidade. O prefeito Jorge Welter ressalta que por acreditar no potencial turístico do município instituiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e o Departamento de Turismo para iniciar esse processo criado e implementado pelo Plano Municipal de Turismo, que culminou neste ano com a criação de um Plano de Marketing.

“O Plano de Marketing vem para ampliar a visibilidade de Itapiranga e apoiar a comercialização do destino. O documento traz estratégias e ações para a promoção e o relacionamento com a comunidade e os turistas”, destaca a diretora de Turismo, Carine Babick ao complementar que foram desenvolvidas atividades para potencializar a comunicação sobre a cidade ao elaborar a marca que trabalha a imagem de Itapiranga como destino turístico.

A marca Itapiranga Cultural é a representação figurada de um destino que promove a identificação com os turistas ao demonstrar elementos que representam organização e posicionamento. “O desenvolvimento desse trabalho foi possível porque a comunidade esteve presente e foi protagonista da construção. Desde 2017 estamos com grupos de trabalho envolvendo a iniciativa privada, poder público, associações e o Conselho de Turismo com o objetivo de fomentar, capacitar e induzir os moradores a acreditarem que com todas as belezas, sabores e saberes, podemos mostrar ao mundo o que somos, nossa história e o que temos. Agradeço a todos que participam desta jornada”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlise Welter Werlang.

De acordo com o Prefeito, o turismo foi pensando como um negócio. “Organizamos a Secretaria para que envolvêssemos as organizações e realizássemos as ações em conjunto com a comunidade. A estruturação da atividade turística no município é imprescindível para que possamos dar visibilidade e promovermos Itapiranga como um destino turístico de experiência”, enfatiza.

A estratégia do marketing turístico está centrada na premissa de que Itapiranga pode se consolidar e obter reconhecimento como um destino cultural que proporcione experiências com tradições, gastronomias típicas e um povo disposto a bem receber seus visitantes. “Itapiranga tem orgulho de sua história e está decidida a preservar e perpetuar a cultura alemã na região extremo oeste de Santa Catarina. Faremos desse orgulho por nossas tradições motivos suficientes para efetivação de fluxo turístico na cidade e na região”, finaliza o prefeito.

Marca Itapiranga Cultural

A marca representa o avanço e o desenvolvimento do município, além de mostrar que Itapiranga mantém suas tradições. A cor marrom traduz o ciclo da madeira, importante para a história local. Na construção do símbolo foram priorizados aspectos relevantes como a produção agrícola, a natureza e o Rio Uruguai. O coração foi escolhido por simbolizar o amor pela terra, as faixas juntas demonstram a união e as cores da bandeira da Alemanha a cultura germânica.

A marca foi construída de maneira participativa com representantes de todos os segmentos turísticos do município. Ao todo foram dez encontros com um grupo de trabalho formado por 52 participantes. A apresentação para comunidade foi realizada pela publicação de um vídeo na página do Facebook do município. 

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook

banner responsivo
banner responsivo

SIGA-NOS