“Itapiranga:
Naturalmente Bela, Genuinamente Alemã” é o slogan da recém-lançada marca Itapiranga
Cultural, novo projeto de comunicação para o turismo local. A proposta
surgiu durante a elaboração do Plano de Marketing Turístico, que visa ampliar a
visibilidade do setor, organizar e direcionar as ações necessárias para
consolidar o município como um destino turístico de referência e qualidade. A
marca foi construída pela comunidade em parceria com a Prefeitura de Itapiranga
por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e através do
Programa Cidade Empreendedora – executado pela Administração Municipal e pelo
Sebrae/SC – e a empresa MKA.
O Poder Público
acredita que com a padronização visual, que valoriza e apresenta a cidade de
forma moderna, facilitará a comunicação com turistas, operadoras, agências de
turismo e consumidores das potências econômicas e turísticas da cidade. O
prefeito Jorge Welter ressalta que por acreditar no potencial
turístico do município instituiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e
Turismo e o Departamento de Turismo para iniciar esse processo criado e
implementado pelo Plano Municipal de Turismo, que culminou neste ano com a
criação de um Plano de Marketing.
“O Plano de
Marketing vem para ampliar a visibilidade de Itapiranga e apoiar a
comercialização do destino. O documento traz estratégias e ações para a
promoção e o relacionamento com a comunidade e os turistas”, destaca a diretora
de Turismo, Carine Babick ao complementar que foram
desenvolvidas atividades para potencializar a comunicação sobre a cidade ao
elaborar a marca que trabalha a imagem de Itapiranga como destino turístico.
A marca Itapiranga
Cultural é a representação figurada de um destino que promove a identificação
com os turistas ao demonstrar elementos que representam organização e
posicionamento. “O desenvolvimento desse trabalho foi possível porque a
comunidade esteve presente e foi protagonista da construção. Desde 2017 estamos
com grupos de trabalho envolvendo a iniciativa privada, poder público,
associações e o Conselho de Turismo com o objetivo de fomentar, capacitar e
induzir os moradores a acreditarem que com todas as belezas, sabores e saberes,
podemos mostrar ao mundo o que somos, nossa história e o que temos. Agradeço a
todos que participam desta jornada”, destaca a secretária de Desenvolvimento
Econômico e Turismo, Carlise Welter Werlang.
De acordo com o
Prefeito, o turismo foi pensando como um negócio. “Organizamos a Secretaria
para que envolvêssemos as organizações e realizássemos as ações em conjunto com
a comunidade. A estruturação da atividade turística no município é
imprescindível para que possamos dar visibilidade e promovermos Itapiranga como
um destino turístico de experiência”, enfatiza.
A estratégia do
marketing turístico está centrada na premissa de que Itapiranga pode se
consolidar e obter reconhecimento como um destino cultural que proporcione
experiências com tradições, gastronomias típicas e um povo disposto a bem
receber seus visitantes. “Itapiranga tem orgulho de sua história e está
decidida a preservar e perpetuar a cultura alemã na região extremo oeste de
Santa Catarina. Faremos desse orgulho por nossas tradições motivos suficientes
para efetivação de fluxo turístico na cidade e na região”, finaliza o prefeito.
Marca Itapiranga
Cultural
A marca representa
o avanço e o desenvolvimento do município, além de mostrar que Itapiranga
mantém suas tradições. A cor marrom traduz o ciclo da madeira, importante para
a história local. Na construção do símbolo foram priorizados aspectos
relevantes como a produção agrícola, a natureza e o Rio Uruguai. O coração foi
escolhido por simbolizar o amor pela terra, as faixas juntas demonstram a união
e as cores da bandeira da Alemanha a cultura germânica.
A marca foi
construída de maneira participativa com representantes de todos os segmentos
turísticos do município. Ao todo foram dez encontros com um grupo de trabalho
formado por 52 participantes. A apresentação para comunidade foi realizada pela
publicação de um vídeo na página do Facebook do município.
>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.
DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook