Matriz São Miguel Arcanjo comemora Corpus Christi sem fiéis e os tradicionais tapetes

Corpus Christi não terá os tradicionais tapetes coloridos por conta do coronavirus

Corpus Christi não terá os tradicionais tapetes coloridos por conta do coronavirus

09/06/2020 - 10h57

A pandemia provocada pelo coronavírus, que já perdura vários meses, provocou modificações até nas atividades religiosas. Por isso as celebrações de Corpus Christi nas igrejas católicas, na próxima quinta-feira (11), não terão procissão e nem a confecção de tapetes. 

Em São Miguel do Oeste, a Matriz São Miguel Arcanjo anuncia uma celebração na quinta, às 14h30, à portas fechadas, sem a presença de fiéis, mas que será transmitida pela rádio Peperi. Nas demais comunidades as lideranças dos conselhos, as equipes de liturgia e os ministros foram orientados a conversar e organizar um momento de exposição do Santíssimo para oração pessoal das pessoas. 

Portanto, nas comunidades do interior, bairros e sedes dos municípios de Bandeirante, Paraíso e Barra Bonita, será permitido a abertura das Igrejas, somente neste dia 11 de junho, para a exposição e adoração do Santíssimo. Não terá celebração nessas comunidades, apenas a exposição do Santíssimo, tendo sempre os cuidados para não haver aglomerações e para seguir as normas sanitárias neste tempo de pandemia, como o uso das máscaras e álcool gel, para que as pessoas possam realizar seu momento pessoal de oração. 

A exposição do Santíssimo, em Cibório com as Hóstias Consagradas, está orientada para acontecer somente por um ministro extraordinário da Sagrada Comunhão. A Diocese lembra que estes não poderão realizar a bênção do Santíssimo, atribuição que cabe somente aos padres e bispos. Além disso, também não será permitido fazer carreata, nem transportar o Santíssimo pelas ruas. A liturgia da Igreja não prevê tal modo de culto eucarístico. 

A Diocese orienta também às comunidades para que sejam canceladas as festas de padroeiros, jantares, almoços comunitários com aglomerações de pessoas durante o mês de julho. "Não tendo previsão da duração desta pandemia e considerando que a organização das festas demanda tempo significativo de antecedência, julgamos por bem não as realizar neste momento. Depois deste tempo, as lideranças dessas comunidades serão convocadas para uma reunião prevendo uma reorganização dessas datas", comunica a Diocese.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • JRTV/Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook

SIGA-NOS