Matriz São Miguel Arcanjo comemora o "Dia do Padroeiro" com celebrações religiosas e churrascada

Paróquia São Miguel Arcanjo celebra os 70 anos de caminhada e de evangelização

Paróquia São Miguel Arcanjo celebra os 70 anos de caminhada e de evangelização

27/09/2020 - 10h52

Na próxima terça-feira, dia 29 de setembro, a cidade faz feriado municipal para comemorar o "Dia do Padroeiro" São Miguel Arcanjo. A Igreja Matriz programou uma série de atividades religiosas e gastronômica para marcar esta importante data do calendário de São Miguel do Oeste.

A programação especial, segundo Clair Lovera, iniciou sexta-feira (25), e prosseguirá até o dia 29, terça-feira. A Igreja Matriz São Miguel Arcanjo reservou para este domingo (27), dois momentos religiosos: às 10h30 celebração em reverência ao padroeiro e celebração Jubilar de ação de graças pelos 70 anos da Paróquia São Miguel Arcanjo, presidida pelo Bispo Dom Odelir Magri.

Padre Clair Olvera reforçou também que todos os protocolos de Saúde estão sendo respeitados, sendo permitido apenas cerca de 170 a 200 pessoas no interior da Igreja Matriz para acompanhar as celebrações.

Como parte da programação em homenagem ao padroeiro, a Matriz está promovendo uma grande churrascada pelo sistema delivery. Os paroquianos adquiriram as fichas e passam no Salão Paroquial para pegar a carne assada encomendada.

SAIBA MAIS

Nas vésperas das comemorações de nosso padroeiro São Miguel Arcanjo, vamos conhecê-lo mais, pois o nome dele testemunha também a missão que têm: O nome Miguel, vem da língua Hebraica. “Quem como Deus?” ou ainda “Semelhança de Deus”. Seu nome é citado três vezes nas Sagradas Escrituras: Livro de Daniel cap. 12; na Carta de São Judas e no livro do Apocalipse cap. 12. 

São Miguel é considerado o guardião celeste. Ele é também o defensor o protetor do Povo de Deus e padroeiro da Igreja Católica. São Miguel Arcanjo é o líder dos anjos que são fiéis a Deus. Ele é conhecido também como o Arcanjo da justiça e Arcanjo do arrependimento. Por isso, São Miguel Arcanjo é o grande combatente das forças do mal. O culto a São Miguel Arcanjo está presente na Igreja desde os primórdios. A ele são dirigidas orações pedindo proteção contra o mal e a direção no caminho de Deus.

Gloriosíssimo São Miguel Arcanjo, defende-nos contra os dominadores deste mundo e contra os espíritos malignos espalhados pelo mundo. Vem em auxilio dos que Deus criou à sua imagem e semelhança. A Igreja te venere como guarda e patrono.  Roga ao Deus da Paz por nós. Amém

PARÓQUIA: 70 ANOS DE HISTÓRIA E EVANGELIZAÇÃO

Hoje é dia de festa, de alegria, por podermos como Paróquia São Miguel Arcanjo celebrar os 70 anos de caminhada e de evangelização. Deus seja louvado por toda esta história, guiada por Ele, o Criador da vida.

O grande início aconteceu em 05 de fevereiro de 1944, quando foi instalada a Igreja Reitorada de São Miguel Arcanjo, na então Vila Oeste, anexa à Paróquia de Itapiranga, e Padre Aurélio Canzi, com menos de 30 anos de idade, foi nomeado vigário paroquial. A capela tinha sido construída pelos colonos no ano anterior. Com a criação da paróquia São Miguel Arcanjo em 09 de abril de 1950, foi nomeado primeiro pároco, permanecendo no ofício até 1977. O Decreto de Criação da Paróquia foi assinado pelo Bispo Prelado de Palmas do Paraná, que atendia a todo o Oeste catarinense, Dom Carlos Eduardo Sabóia Bandeira de Melo, OFM.

Ainda 1950 iniciaram-se as discussões para a construção de uma nova Igreja Matriz que no início da década de 80 foi inaugurada, sendo até hoje um dos principais cartões postais do município de São Miguel do Oeste.

Esta caminhada poderia ser dividida em quatro momentos significativos: um primeiro momento da história da Paróquia São Miguel Arcanjo ligada ao primeiro pároco, Pe. Aurélio Canzi. No exercício de seu ministério presbiteral atuou também como médico, percorrendo a região no lombo de um cavalo, desde o município de Descanso até as terras de Santo Antônio do Oeste, no Sudoeste do Paraná. Foi Pe. Aurélio que escolheu o padroeiro, São Miguel Arcanjo, que passou a ser também o nome do município. Um de seus auxiliares, Pe. Danilo Link, foi decisivo no início da realização do projeto da construção da nova Igreja Matriz.

Recordar o segundo momento da história da Igreja de São Miguel do Oeste requer situá-la já em pleno Concílio Ecumênico Vaticano II, tendo como o segundo Pároco, Pe. Alpídio Magrin, que tomou posse em 24 de abril de1976. Sob sua liderança foram consolidadas as bases materiais de toda a Paróquia, a partir das construções e organização nas várias comunidades cristãs (interior e cidade), até a conclusão do conjunto arquitetônico da nova Igreja Matriz, que o mesmo deixou praticamente acabado.

O terceiro momento desta caminhada com seus desafios está ligado, mesmo já tendo a presença de irmãs e irmãos religiosos, ao Pe. Cyrillo Matiello e as irmãs Salvatorianas, formando a Equipe Paroquial de Pastoral com opção à Igreja da libertação. Pe. Cyrillo Matiello, tomou posse aos 06 de fevereiro de 1983. Contestado por alguns, amado pelas lideranças das comunidades da nova caminhada da Igreja do Vaticano II, trabalhou outro modelo de construção, o da Igreja Povo de Deus, promovendo com zelo extraordinário a implantação do espírito renovado da Igreja do Vaticano II. Apesar do breve tempo em que aqui esteve, ainda teve tempo para dedicar-se ao acabamento da nova Igreja Matriz, nos seus arremates finais artísticos.

No quarto momento, a partir de 1990, os novos párocos que sucederam ao Pe. Cyrillo, todos pertencentes ao clero jovem de Chapecó e formados nesta Diocese, desde o Pe. Dorvalino Belegante, passando pelo Pe. Jaime Tedesco,  Pe. Darci Cenci, Pe. Cildo Rockembach, Pe. Reneu Zortea e Pe. Clair José Lovera todos e cada um à sua maneira se propuseram a realizar um trabalho pastoral em equipe, para levar à frente a desafiadora tarefa de uma Igreja formada por discípulos e discípulas de Jesus Cristo.

Assim transcorreram-se 70 anos e muitos sinais das sementes do Verbo germinaram em nossas comunidades de fé. Atualmente, a Paróquia São Miguel Arcanjo abrange, além do Município de São Miguel , os municípios de Paraíso, Barra Bonita e Bandeirante, bem como quatro comunidades do município de Descanso.

Por isso, neste dia de louvor e ação de graças, bendizemos estes 70 anos de caminhada confiados ao patrocínio de São Miguel Arcanjo. E de modo muito especial agradecemos e pedimos as bênçãos de Deus sobre todo o povo, que no serviço e na gratuidade vivem a missão.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • JRTV/Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook

SIGA-NOS