Médica acusada de negar atendimento a ex-prefeito de Barra Bonita tem bens bloqueados

13/09/2021 - 07h15

O Ministério Público de Santa Catarina obteve o bloqueio de R$ 98 mil de uma médica que atendia na Unidade Básica de Saúde do município de Barra Bonita. A médica é processada por suposto ato de improbidade administrativa ao negar atendimento a um idoso que faleceu horas depois de procurar ajuda.

A ação ajuizada pela 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de São Miguel do Oeste traz o relato dos fatos que aconteceram no final da tarde do dia 14 de outubro de 2019, quando um idoso foi em busca de atendimento por estar com pressão arterial alta, com sinais de fraqueza, tremores e dormência no braço direito.

Porém, mesmo tendo ciência do estado de saúde e do histórico do paciente, que passou pela triagem das enfermeiras, a médica que ainda estava em horário de trabalho teria informado que não iria realizar mais consulta pois já havia atendido toda a demanda para o dia. O idoso foi para casa sem atendimento, com intenção de procurar um hospital no dia seguinte, mas faleceu durante a noite. A certidão de óbito apontou morte sem assistência por diabetes e hipertensão.

Para a Promotora de Justiça, Marcela de Jesus Boldori Fernandes, a médica, no exercício da função pública no Município de Barra Bonita, teria deixado de zelar com seus compromissos éticos ao não prestar atendimento ao paciente e, desse modo, atentado contra o art. 11 da Lei de Improbidade Administrativa, pois teria violado frontalmente os deveres inerentes ao seu cargo público, sobretudo os princípios da legalidade, lealdade às instituições, impessoalidade e eficiência.

O bloqueio de bens foi requerido pela Promotora de Justiça e deferido pelo Poder Judiciário a fim de garantir o pagamento de possível multa civil a ser aplicada em caso de condenação pelo suposto ato de improbidade administrativa apontado pelo Ministério Público.

Vale ressaltar que os mesmos fatos foram apurados no âmbito administrativo disciplinar e ela também responde à ação penal.

A decisão liminar é passível de recurso.

O idoso que teve o atendimento negado é o ex-prefeito de Barra Bonita, Pedro Rodrigues da Silva, conhecido como Pedro Bigode. Ele faleceu na madrugada do dia seguinte, por volta das 2h30 em sua residência.

Em contato com a atual secretária de Saúde de Barra Bonita, Aurélia dos Santos, ela confirmou as informações e disse que a médica em questão não faz parte do quadro de funcionários da atual Administração.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.  


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • MPSC



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook