Medicina Veterinária promove bate-papo com diplomados que estão realizando Programa de Aprimoramento

13/05/2020 - 15h56

Os diplomados do curso de Medicina Veterinária da Unoesc São Miguel do Oeste, Marco Antônio Staudt e Raysa Assoni, socializaram com os acadêmicos do curso, suas experiências do Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária. Marco é aprimorando na área de diagnóstico por imagem, da Universidade Estadual do Centro-oeste (Unicentro), de Guarapuava (PR). Raysa é aprimoranda em Clínica e Fisioterapia de Equinos, no Hospital Veterinário Luis Leigue, localizado no município catarinense de Guaramirim.

Durante a live, os diplomados do curso falaram sobre as suas trajetórias acadêmicas, como escolheram suas áreas de atuação e porque decidiram fazer aprimoramento profissional. Eles relataram como se prepararam para a prova e deram dicas para os acadêmicos que querem fazer residência ou aprimoramento.

Segundo a professora idealizadora da atividade, Fernanda Canello Bandieira, a residência e o aprimoramento são modalidades de pós-graduação, em que o recém-formado tem a oportunidade de atuar de forma profissional e com bolsa. O diplomado é monitorado e orientado por um preceptor/supervisor experiente e tem a oportunidade de compartilhar conhecimentos teóricos com o corpo clínico e com os outros participantes do programa.

Fernanda salienta que a preparação para as provas de residência e aprimoramento deve iniciar já na graduação. "O acadêmico deve desenvolver atividades e estágios voltados para a área de interesse, pesquisa e extensão e outras práticas que visam uma maior vivência na área escolhida, bem como elevar a qualidade do currículo, o qual é avaliado nos processos de seleção. Além disso, é preciso se dedicar de forma ativa aos estudos, durante a graduação, obtendo um bom conhecimento teórico e prático de todos os assuntos voltados à Medicina Veterinária, visando uma formação integral", detalha a professora.

O acadêmico Clóvis Schafes pretende fazer residência na área de Clínica, Cirurgia e Anestesiologia de Animais de Companhia na Universidade Federal de Goiás (UFG). Durante as férias, Clóvis participou de um projeto de extensão na Universidade, em que pretende prestar a prova. Além disso, está resolvendo provas de processos seletivos anteriores e elevando a qualidade do seu currículo, por meio de monitorias, projetos de pesquisa e extensão e com a publicação de relatos de casos.

"A live me motivou ainda mais a alcançar meu objetivo. É muito importante conversar e esclarecer dúvidas com quem vivenciou na prática o programa", conclui o futuro médico veterinário.

Projeto Atualização em Medicina Veterinária

A atividade faz parte do projeto "Atualização em Medicina Veterinária", que está em andamento. Toda a semana, os professores do curso disponibilizam palestras, encontros e lives sobre diversos assuntos com profissionais de diversas áreas.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.  


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook