Mendonça promete serenidade e firmeza como ministro do STF

Foto: Marcello Casal jr / Agência Brasil

Foto: Marcello Casal jr / Agência Brasil

17/12/2021 - 09h26

Novo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), André Mendonça participou de um culto de ação de graças em razão do seu ingresso à Corte em uma igreja evangélica em Brasília, na noite de quinta-feira.

Ele disse que tem o “compromisso de sempre buscar, com humildade, serenidade, firmeza e espírito público, a correta interpretação e aplicação da Constituição e das normas vigentes em nosso país”.

Mendonça fez um discurso agradecendo pelo apoio que recebeu da família ao longo da sua vida profissional e também se disse grato ao presidente Jair Bolsonaro (PL), por ter sido indicado por ele para ocupar uma cadeira do STF.

Segundo ele, tornar-se ministro do Supremo “é apenas o início de uma grande e desafiadora jornada”. “Uma caminhada que deve ter como foco o serviço ao meu país e a implantação permanente e substancial dos valores do estado democrático de Direito”, destacou Mendonça.

O ministro também disse que defenderá uma série de valores previstos no preâmbulo da Constituição, em especial a liberdade, a segurança, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça.

“Desses, defendo a justiça como seu valor supremo. Como supremo valor da nossa democracia. Não uma justiça utilitária, mas enquanto valor em si mesmo. Essa justiça é o ponto de equilíbrio entre todos os demais valores constitucionais. É ela que pode, de um lado, pacificar a sociedade e, de outro lado, permitir o avanço contínuo e estável, rumo ao ideal desta própria justiça”, frisou o ministro.

Mendonça ainda comentou que, apesar do novo posto, sempre buscará aprimorar os seus conhecimentos.

“Sei que o conhecimento é vivo e vivificante. Sei que há muito por aprender, pesquisar, produzir e compartilhar. Sei que o conhecimento edifica. Daí o meu compromisso em sempre buscar conhecimento, em tentar alcançar sabedoria.”

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional
  • busca rápida
  • STF



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook