O Mestrado Profissional em Administração da UNOESC realizou
uma pesquisa que
versa sobre o impacto da pandemia COVID 19 nas empresas do Oeste de Santa
Catarina. Foram obtidas 409 respostas válidas, sendo que 40,34% são
microempresas, 25,92% pequenas empresas, 16,63% Microempreendedor Individual
(MEI), 6,85% média empresa, 0,98% grande empresa, 6,85% cooperativas e
produtores rurais e 2,44% não informaram o perfil da sua empresa nas respostas
dadas.
Os resultados mostram que 32,89% das respostas obtidas
sinalizam que as principais dificuldades que vivenciam no momento estão
associadas a aspectos financeiros. Além disso, 23,08% sinalizam que a incerteza
sobre o futuro é uma dificuldade notória neste momento. Acompanhada de 65,23%
que evidenciam que vendas, redução de faturamento e não entrada de novos
pedidos são as principais preocupações e consequências do momento.
Outra constatação importante é que 64,78% compreendem que
serão necessários até 180 dias para recuperação das suas atividades. E 73,15%
sinalizam que as necessidades atuais estão relacionadas a aumento de
faturamento e das vendas, renegociação de dívidas e contratação de capital de
giro. Outrossim, 61,65% demonstram que possuem expectativas de que o isolamento
termine logo, que o governo apoie e auxilie na geração de alternativas para as
empresas sobreviverem.
Em termos de ferramentas de gestão, 62,47% das repostas
reportam que planejamento estratégico, indicadores gerenciais internos e
benchmarking são úteis para o momento. Sobre soluções e alternativas para o
momento, 41,29% evidenciam que a superação da crise está relacionada a
e-commerce, inovações, reinvenção, redução de custos e funcionários.
Por outro lado, 39,36% não projetam acúmulo de perdas ou
dificuldades nos próximos 12 meses. Ao passo que 78,49% das empresas
sinalizaram que estimam perdas que podem chegar até 60% do faturamento
projetado para 2020. Por fim, 43% sinalizaram que visualizam como solução e
inovação para o atual momento o investimento em relacionamento com o cliente,
ampliação do mix de produtos e investimento em diferenciais de mercado.
Baseado nesses resultados principais, foram elencadas estratégias de sobrevivência para as empresas, oportunidades para indústria, comércio e serviços; oportunidades para capitalização das empresas; estratégias de atuação em mercados incertos. O relatório completo da pesquisa pode ser visualizado neste link.
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