Meteoro brilha no céu do Extremo Oeste de Santa Catarina
Por volta de 22h30 um objeto luminosos rasgou o céu, chamando a atenção dos moradores de várias cidades da região

07/06/2019 - 08h43

Por volta de 22h30 da noite desta quinta-feira (06), um objeto luminoso cortou o céu de vários municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina. Em São Miguel do Oeste o fenômeno foi visto por moradores do centro, do bairro Sagrado Coração de Jesus e em Linha Canela Gaúcha. O registro também foi feito em Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, São José do Cedro, Guaraciaba, Romelândia, Descanso, Iporã do Oeste, Tunápolis, Santa Helena, Mondaí, Chapecó e Herval D’Oeste. O objeto também foi registrado no Paraná e Rio Grande do Sul.

Alguns internautas descreveram o que viram. Revelaram que o objeto era bastante luminoso e de cor azulada. Muitos deles contam ter ouvido um estrondo. De acordo com a meteorologista Fabiene Casamento, "o fenômeno luminoso surge quando corpos de tamanhos variados, mas em geral minúsculos, penetram na atmosfera da Terra a altíssimas velocidades. O brilho é consequência do aquecimento do próprio corpo e do ar por atrito e por pressão". Em comunicado enviado a GaúchaZH, a especialista da Somar Meteorologia explica que "esses eventos podem ser vistos e até ouvidos mesmo durante o dia".

No começo da manhã desta sexta-feira (07), a Brazilian Meteor Observation Network (Bramon) informou, em nota, que "o objeto tratava-se de fato de um meteoro. Segundo a entidade, as análises ainda são preliminares e podem ficar mais precisas se surgirem novas imagens e depoimentos – que podem ser enviados por meio do site da Bramon.

"Os dados ainda são preliminares e dependem do aperfeiçoamento das análises, mas pelo que já apuramos, o meteoro foi gerado por um fragmento de rocha espacial pesando entre 7 kg e 12 kg, e teria surgido a cerca de 57 km de altitude próximo à cidade argentina de 25 de Mayo. Durante 13,5 segundos, ele viajou a uma velocidade média de 13,64 km/s (49,1 mil km/h) até atingir a altitude de 27 km, informou a Bramon.


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • JRTV/Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook