Microexplosão causa estragos em mais de 60 casas no interior de Descanso
Fenômeno climático, que atingiu seis comunidades, derrubou árvores em uma única direção, indicando a força dos ventos lineares

Foto: Marcos de Lima/WH3 Comunicações

Foto: Marcos de Lima/WH3 Comunicações

23/06/2025 - 20h01

O meteorologista Piter Scheuer confirmou que o fenômeno climático que atingiu o município de Descanso, na noite deste domingo (22), e causou grandes prejuízos no interior do município, foi uma microexplosão. A análise foi feita com base nas imagens dos estragos. 

Segundo Scheuer, tempestades convectivas severas atingiram o Oeste de Santa Catarina, Meio-Oeste, Noroeste Gaúcho e Sudoeste do Paraná, com o registro de linhas de instabilidades e até supercélulas, capazes de provocar vendavais, tornados e microexplosões. Cidades como São Lourenço do Oeste, Abelardo Luz, Chapecó (interior), Xanxerê e Campos Novos também foram afetadas. 

Ao analisar as imagens do interior de Descanso, o meteorologista observou que as árvores estavam quebradas em uma mesma direção, sem um padrão de convergência ou rotatividade que caracterizaria um tornado. "Eu não estou vendo uma assinatura de tornado aqui. Porque tornado iria estar assim, meio que uma árvore para cá, outra árvore para o lado, outra árvore para a esquerda, outra para a direita. E eu estou vendo que todas estão em uma mesma direção. Me parece que foram ventos lineares, ou seja, um padrão de divergência de massa", explicou. 

Embora não descarte a possibilidade de um breve tornado ter tocado o solo em algumas outras imagens com sinais de rotatividade, Scheuer conclui que o padrão observado em Descanso é "muito claro de microexplosão". 

De acordo com a Defesa Civil municipal, mais de 60 residências foram afetadas em seis comunidades de Descanso. 

 


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • WH3 Comunicações



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook