O Ministério da Cultura reconheceu o Centro Histórico Germânico de Itapiranga, no Extremo-Oeste do estado, como entidade cultural. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (28), pelo proprietário do local, Inácio Oswald, em coletiva à imprensa.
Localizado na Linha Cordilheira em Itapiranga, pouco mais de mil metros da SC-163, o Centro Histórico está em construção e abrirá as portas após a pandemia. Com o reconhecimento como entidade cultural, o local pode receber recursos do Ministério da Cultura e também de empresas que podem deduzir dos impostos.
De acordo com o proprietário, o complexo tem seis hectares, divididos em dez temáticas contando a história da colonização alemã. Entre elas, estão algumas das primeiras casas, primeiro hotel, primeira capela escola, moinho, secador de fumo, história da suinocultura entre outros.
O Centro Histórico contará com uma arapuca gigante, de nove metros, simbolizando a caça dos imigrantes da época. “Também serão expostas várias árvores com os nomes, inclusive em alemão”, destaca Oswald. O local também terá restaurante e espaços para vendas de lembranças.
>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.
DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook