Missas com público retornam no final de semana

30/06/2020 - 10h44

A partir de julho a Igreja Católica retoma as celebrações religiosas com portas abertas e presença de público, mas sempre seguindo orientações das Secretarias da Saúde do estado e dos municípios. Será uma abertura lenta e gradual, aos poucos e em etapas. A própria Diocese está possibilitando, por enquanto, apenas celebrações eucarísticas, ou seja, missas. Não foram liberadas as celebrações dominicais presididas por ministros.

A paróquia São Miguel Arcanjo vai retomar as celebrações com a presença do público a partir do próximo final de semana. Baseada no decreto emitido pelo bispo da Diocese de Chapecó, dom Odelir Magri, a retomada das atividades parciais na Igreja Católica ocorre a partir do dia 4 de julho. De acordo com o padre Clair Lovera, a paróquia está acertando os detalhes para promover esse retorno de forma gradual prezando pelo cumprimento das normas de higiene, distanciamento e outras formas de proteção. O religioso explicou que a pandemia ainda não passou e que as pessoas devem manter todos os cuidados diante do risco de contaminação pelo coronavírus.

A portaria da Diocese prevê também a partir do próximo final de semana a celebração dos sacramentos do Batismo, Confissão, Unção dos Enfermos e Matrimônio. Seguem suspensas, por tempo indeterminado, as seguintes atividades da Igreja Católica: a comunhão nas missas, as celebrações presididas pelos ministros popularmente chamadas de “Culto” com a presença de fiéis, aulas de catequese com a presença dos alunos, primeira comunhão e crismas. Também permanecem suspensas outras ações evangelizadoras como encontros e escolas de formação, grupos de reflexão, grupos de orações, procissões, romarias e retiros.

De acordo com o padre Clair Lovera, as celebrações devem acontecer no mês de julho apenas na Matriz e nas sedes de Paraíso, Bandeirante e Barra Bonita. As celebrações nas igrejas de bairros maiores e nas comunidades devem ocorrer gradativamente a partir de agosto. Além disso, os grupos de risco não devem participar das missas. O padre Clair disse que as pessoas sentem falta das celebrações na Igreja, mas é preciso ter calma e prudência nesse momento de retorno.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • JRTV/Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook