Morador de São Miguel do Oeste é vitima de tentativa de extorsão de falso advogado gaúcho

Ilustração

Ilustração

25/02/2020 - 00h00

Um morador do Bairro Santa Rita, em São Miguel do Oeste, foi vítima de uma tentativa de extorsão no final da semana passada. O jovem, de 27 anos, teria trocado mensagens com uma adolescente de 16 anos na madrugada de quinta-feira (21), e pela manhã, recebeu contato de um número desconhecido solicitando dinheiro para “não expor o caso”.

O morador revelou com exclusividade ao Oeste em Foco que há cerca de alguns dias havia conhecido a jovem pelas redes sociais (Facebook). Após algumas conversas, ambos trocaram números de celular (WhatsApp). No aplicativo, passaram a conversar sobre assuntos íntimos e enviaram um para o outro fotos e vídeos pessoais (nudez). A conversa ocorreu por volta das 2h de quinta e, cerca de seis horas depois, o rapaz passou a receber mensagens de um suposto advogado que lhe exigia dinheiro para não expor o caso aos seus familiares e à Justiça.

ESTRATÉGIA DO GOLPISTA

Em áudios enviados ao morador, o golpista alegou ter entrado em contato a fim de resolver a situação de “outra maneira”. Ele disse que “conversou com os familiares da menor” e que por seu intermédio convenceu os pais a não denunciar o caso à Polícia Civil.

O suposto advogado revelou que a menina seria internada em caráter emergencial em uma “clínica de recuperação de abuso sexual virtual”, e afirmou que o jovem deveria arcar com 50% dos custos do tratamento. Em outras situações, o falsário questionava as finanças do morador e o pressionava para que valores fossem depositados, no entanto, nenhum montante foi exigido.

CASO DE POLÍCIA

O rapaz procurou a Polícia Militar e registrou um Boletim de Ocorrência durante à tarde. Ele também procurou um advogado que lhe repassou orientações e não efetuou nenhum tipo de depósito.

Ainda segundo a vítima, a suposta adolescente mantém perfil no Facebook com algumas restrições (opções de privacidade), mas expõe publicamente que nasceu em 1998, o que indica que ela teria 21 anos. A menina seria moradora de Camaquã (RS), cidade distante cerca de 178 quilômetros de Novo Hamburgo (RS), suposto município de origem do falso advogado que apresentou o nome de um profissional registrado e legalizado da cidade.

FALSO ADVOGADO

Um advogado de São Miguel do Oeste fez contato com o verdadeiro advogado, em Novo Hamburgo, que alegou desconhecer os fatos e confirmou se tratar de um golpe. Tanto o número da suposta menor, como o do estelionatário, possuem DDD 55. Em seu perfil no WhatsApp, o criminoso utilizava um nome semelhante a do verdadeiro advogado, mas com uma foto diferente da que consta nos próprios registros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

OUTROS CASOS

Ainda na quinta-feira (21), a Polícia Civil de Cunha Porã encaminhou nota à imprensa sobre casos semelhantes e pediu a atenção dos moradores a fim de evitar que mais pessoas sejam vitimadas.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook