Moradores de SC podem se vacinar em cidades diferentes das que moram; entenda

Foto: Mauricio Vieira/Secom

Foto: Mauricio Vieira/Secom

06/07/2021 - 07h52

Os municípios de Santa Catarina que avançarem na vacinação contra Covid-19, para além das datas estabelecidas no cronograma estadual, não devem exigir comprovante de residência no momento da imunização. Isso quer dizer que, na prática, catarinenses podem se vacinar em cidades diferentes das quais moram.

Segundo a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), isso ocorre, por exemplo, no caso de alguns grupos prioritários que podem se vacinar nos municípios em que trabalham, como profissionais da saúde e professores.

A norma foi apresentada em reunião da CIB (Comissão de Intergestores Bipartite), na última quinta-feira (1º). O calendário prevê que os moradores do Estado acima de 18 anos estejam vacinados contra Covid-19, ao menos com a primeira dose, até dia 31 de agosto.

Confira o cronograma:

acima de 40 anos – 01/07 a 08/07;

35 a 39 anos – 09/07 a 22/07;

30 a 34 anos – 23/07 a 05/08;

25 a 29 anos – 06/08 a 19/08;

18 a 24 anos – 20/08 a 31/08.

O calendário deve ser adotado por todos os municípios catarinenses, seguindo o critério de priorização segundo faixa etária, iniciando das faixas etárias maiores para as menores.

Veja municípios que já avançaram no calendário

Grande Florianópolis

Nesta terça-feira (6), Palhoça vacina pessoas a partir dos 39 anos. A imunização segue disponível para os grupos dos caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e profissionais da limpeza urbana.

A vacinação de lactantes, que amamentam crianças menores de 2 anos, também será iniciada. Os profissionais da educação, da saúde e os colaboradores destas áreas também estão liberados para procurar um ponto de imunização no município.

São José também inicia nesta terça a vacinação de pessoas acima de 39 anos, além dos trabalhadores das indústrias acima de 37 anos, que apresentem a declaração assinada pela chefia. Além disso, o município segue convocando as lactantes que amamentam crianças entre 1 e 2 anos.

A imunização de pessoas acima dos 38 anos começa em Biguaçu nesta terça. Assim como os outros municípios da região, lactantes que amamentam crianças de até 2 anos também podem receber a primeira dose da vacina.

Oeste

O município de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, vacina contra Covids-19 pessoas a partir de 38 anos nesta terça. Também está disponível agenda para trabalhadores das indústrias (incluindo agroindústrias) e construção civil, com mais de 30 anos

Litoral Norte

Em Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte, a nova fase de vacinação contempla pessoas a partir de 38 anos também nesta terça. Nesta quarta-feira (7), será a vez da faixa etária de 37 anos

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook