Justiça atendeu ao
pedido da 29ª PJ da Capital em ação civil pública ajuizada após o Banco do
Brasil não responder no prazo aos pedidos de informação acerca das medidas que
visam facilitar a negociação com os clientes relativa à prorrogação dos prazos
de pagamento de prestações, conforme orientações do Banco Central e da FEBRABAN
para compensar as medidas de contenção à pandemia de coronavírus.
As agências do
Banco do Brasil na área territorial da Comarca da Capital devem abrir e
divulgar amplamente, no máximo em cinco dias úteis, os canais de negociação e
as providências que adotaram para facilitar a renegociação de prazos e formas
de pagamentos das prestações e mensalidades de empréstimos e financiamentos
como forma de atender às medidas do Banco Central e da FEBRABAN para compensar
as eventuais perdas econômicas dos clientes impactados pelas medidas de
contenção à pandemia de covid-19.
A decisão liminar é
da 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital e atende ao pedido feito pela 29ª
Promotoria de Justiça em ação civil pública instaurada a partir de inúmeras
reclamações feitas ao PROCON e ao Ministério Público de Santa Catarina de
clientes que não conseguiam nem informações nem iniciar as negociações com o
Banco do Brasil. A multa para o descumprimento da decisão é de R$ 100 mil por
dia.
No final de abril,
a 29ª PJ da Capital ajuizou a ação civil pública com pedido de liminar após o
Banco do Brasil pedir mais prazo para responder às informações pedidas no
procedimento instaurado para apurar porque o banco não estava atendendo aos
pedidos de renegociação. Conforme a Promotora de Justiça Analu Librelato Longo
argumentou, ao negar estender o prazo de resposta ao banco, na ação, as
orientações do Banco Central "foram emitidas há mais de um mês (16/3/2020)
e valeriam para um prazo de 60 dias, ou seja, já se passou metade do prazo e o
Banco do Brasil já deveria ter essas medidas como consolidadas, estruturadas e
inseridas em seu sistema de dados, não havendo necessidade de um prazo tão
extenso e da interveniência de setores do banco ou do suporte tecnológico para
apresentação de resposta".
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