Nasa acusa China de tentar dominar a Lua

Foto: Peter Dargatz/Pixabay

Foto: Peter Dargatz/Pixabay

05/07/2022 - 09h23

A China rejeitou nesta segunda-feira como uma difamação irresponsável um aviso do chefe da Nasa de que a China pode “tomar controle” da Lua como parte de um programa militar, dizendo que sempre pediu a construção de uma comunidade das nações no espaço sideral.

A China intensificou o ritmo de seu programa espacial na última década, com foco na exploração da lua. A China fez seu primeiro pouso lunar sem tripulação em 2013 e espera lançar foguetes poderosos o suficiente para enviar astronautas à Lua no final desta década.

“Devemos estar muito preocupados com o fato de a China estar pousando na lua e dizendo: ‘é nosso agora e você fica de fora'”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson, ao jornal alemão Bild em uma entrevista publicada no sábado.

O chefe da agência espacial dos EUA disse que o programa espacial da China é militar e que a China roubou ideias e tecnologia de outros.

“Esta não é a primeira vez que o chefe da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos EUA ignorou os fatos e falou de forma irresponsável sobre a China”, disse Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês.

“O lado dos EUA constantemente construiu uma campanha de difamação contra os esforços normais e razoáveis ​​da China no espaço sideral, e a China se opõe firmemente a tais comentários irresponsáveis”.

A China sempre promoveu a construção de um futuro compartilhado para a humanidade no espaço sideral e se opôs ao seu armamento e a qualquer corrida armamentista no espaço, disse ele.

A NASA, sob seu programa Artemis, planeja enviar uma missão tripulada para orbitar a lua em 2024 e fazer um pouso tripulado perto do pólo sul lunar até 2025.

A China está planejando missões não tripuladas ao pólo sul da lua em algum momento desta década.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • Gazeta Brasil



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook