Nasa flagra El Niño na América do Sul, mas efeitos em SC serão mínimos
Agência americana divulgou imagem inédita da influência do fenômeno no oceano na América do Sul, com possibilidades de furacões; chance de efeitos em SC são nulas, dizem especialistas.

NASA acompanha como fenômeno El Niño tem impactado na temperatura dos oceanos – Foto: Reprodução/NASA

NASA acompanha como fenômeno El Niño tem impactado na temperatura dos oceanos – Foto: Reprodução/NASA

24/06/2023 - 09h06

Santa Catarina não deve ser afetada pelos furacões que podem ser causados pela influência do fenômeno El Niño no Atlântico e no Pacífico. Recentemente a NASA publicou uma imagem de como o fenômeno está aquecendo as águas dos oceanos.

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, o El Niño vai influenciar nas temperaturas de Santa Catarina no inverno, mas não será “nada afetada” por qualquer outro fenômeno que não seja comum no Estado.

O Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) tem o mesmo entendimento e disse que esse efeito não tem relação com  Santa Catarina.

NASA faz flagra inédito

Segundo a agência americana, os pesquisadores descobriram fortes relações entre episódios de El Niño e mudanças no clima e na cobertura de gelo marinho ao redor da Antártica. A agência afirmou ainda que o fenômeno, que justamente aquece as águas do Pacífico, impactam também no clima mundial.

De acordo com os pesquisadores essa mudança nos oceanos pode causar furacões no Atlântico e ciclones no Oceano Pacífico. Nas imagens da NASA é possível ver anomalias em um gráfico que leva em conta a temperatura dos oceanos.

Imagem mostra aquecimento dos Oceanos – Foto: Reprodução/NASA/ND

Segundo a NASA, os dados mais recentes do nível do mar do satélite americano-europeu Sentinel-6 Michael Freilich indicam os primeiros sinais de um El Niño em desenvolvimento no Oceano Pacífico equatorial.

As imagens mostram a formação de ondas de centenas de quilômetros de largura se movendo de oeste para leste ao longo do equador em direção à costa oeste da América do Sul, ou seja, trazendo os fenômenos climáticos como os furacões no oceano.

Influência do El Niño em SC

Santa Catarina pode ter seu clima de inverno completamente alterado por conta do fenômeno El Niño. De acordo com o site “Climatempo “, a região sul terá maior volume de chuvas por conta do fenômeno, e mais atuação de frentes frias. O fenômeno já começa a trazer mais chuvas a partir do mês de julho.

Já a Defesa Civil de Santa Catarina aponta que nos meses de julho e agosto, a tendência é de chuva dentro a acima da média. Nestes meses, o fenômeno El Niño já poderá influenciar no regime da precipitação no Estado.

“Porém, isto não exclui a chance de episódios de frio intenso, com ocorrência de geadas e precipitação invernal. É importante ressaltar que os eventos de frio devem ocorrer, mas não serão duradouros”, explica em seu site oficial a Defesa Civil.

>>> PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.  


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook