Foto: Defesa Civil/RS/Divulgação
Um novo ciclone
extratropical deve se formar sobre o Rio Grande do Sul a partir desta
sexta-feira (7), segundo previsão da Climatempo Meteorologia. O fenômeno, no
entanto, não deve ter a mesma força do evento que devastou cidades do RS e
deixou 16 pessoas mortas no estado em meados de junho.
A previsão é de que o volume de chuva no acumulado de sexta e sábado fique entre 100mm e 150mm em Porto Alegre, cidades da Região Metropolitana, da Serra e do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, além de áreas do sul e do leste de Santa Catarina.
Em algumas cidades, isso representa mais do que a média prevista para todo o mês de julho. Em Torres, no Litoral Norte do RS, por exemplo, a média para julho é de 121,8 mm, levando-se em conta o período entre 1991 a 2020, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Nesta terça-feira (4), a Defesa Civil do RS emitiu boletim destacando a necessidade de "atenção" para "instabilidades meteorológicas" dos próximos dias no estado. De acordo com o órgão, pode haver "transtornos relacionados aos acumulados e aos temporais" a partir de sexta. A Defesa Civil afirma que está monitorando possíveis eventos climáticos e emitirá alertas caso seja necessário.
"A orientação para pessoas que residem em áreas de risco é de que, durante a vigência desses alertas, busquem um lugar seguro, seja casa de um amigo, familiar ou mesmo um dos abrigos oferecidos pela Defesa Civil do seu municício. E aquele cidadão que não reside em área de risco, que evite sair durante a vigência do alerta, porque vai estar preservando sua vida e de seus familiares", diz o chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do RS, Luciano Boeira.
>>> PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.
DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook