Novo golpe pelo WhatsApp tem como alvo médicos e dentistas na região

24/09/2020 - 11h41

A Polícia Civil, através da Delegacia de Maravilha, verificou uma nova modalidade de golpe pelo aplicativo Whatsapp o qual tem como alvos familiares e amigos próximos de médicos e dentistas. A fraude tem ocorrido na região do extremo oeste catarinense, mais especificamente, nas cidades de Maravilha e São Miguel do Oeste.

Entenda o caso

Os criminosos visitam as redes sociais dos profissionais, extraem informações pessoais e, com esses dados, criam perfis fakes no WhatsApp, por meio dos quais pedem dinheiro para seus pacientes, amigos e familiares.

O perfil fake do Whatsapp está com um número novo, geralmente coincidindo com o DDD da área de cobertura do profissional da saúde e, inclusive, com a foto do perfil atual da pessoa por quem o criminoso se passa, dando a entender que seria um número novo. Os criminosos pedem para pessoa anotar o suposto número novo e, a partir daí, começam a puxar conversa.

Dessa forma, estabelecida a confiança, os criminosos começam a pedir dinheiro com inúmeros argumentos que coincidem com as informações expostas nas redes sociais o que levou algumas vítimas a depositarem importantes quantias em dinheiro, sem perceber que se tratava de um golpe.

A Polícia Civil de Maravilha alerta para as informações, expostas em rede social de caráter aberto, as quais podem servir de informação sensível a fim de persuadir familiares, amigos e clientes.

Esse método é conhecido como "engenharia social", quando os criminosos buscam informações pessoais sobre as vítimas para enganar pessoas conhecidas. Por se tratar de uma abordagem sofisticada, recomenda-se muita atenção com pedidos de dinheiro via aplicativos e mensagens de texto.

Logo, tenha em mente as seguintes regras de segurança em ambiente virtual : 1 - Atente para ajustar seu aplicativo de mensagens para não mostrar sua foto de perfil para quem não estiver salvo em sua lista como contatos; 2 - Configure seu perfil na rede social (ex. facebook, instagram), para ocultar dados de contato (e-mail, telefone celular); 3 - Jamais repasse para terceiros senhas ou códigos recebidos;

Colabore com a Polícia Civil. Denuncie. Disque 181 ou WhatsApp (49) 98802-9917. Não é necessária a identificação.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook