NOVO SERVIÇO À COMUNIDADE: Unoesc realiza análises bromatológicas de volumosos em São José do Cedro

11/02/2020 - 17h41

A Unoesc São José do Cedro está oferecendo o serviço de análises bromatológicas de volumosos destinados à alimentação animal. Segundo a professora dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia, Joziane Battiston, estão sendo realizadas as seguintes análises: Fibra em Detergente Neutro (FDN), Fibra em Detergente Ácido (FDA), Proteína Bruta (PB), Matéria Seca (MS), Matéria Mineral (MM) e Nutrientes Digestíveis Totais (NDT).

Joziane explica que, por meio da análise bromatológica, é possível determinar a composição e o valor nutricional dos ingredientes utilizados na alimentação animal. Ela acrescenta que a composição bromatológica, determinada de forma básica pelas variáveis FDN, FDA, PB, MS, MM e NDT, está diretamente atrelada à capacidade de consumo e produção.

"Esses dados podem ser utilizados para embasar programas de formulação para resultar nas melhores combinações possíveis de ingredientes, objetivando incrementos nos índices de produtividade. Além disso, podem ser utilizados para comparar o valor nutricional de diferentes forragens e a qualidade das silagens de diferentes híbridos de milho", destaca a professora.

Para obter mais informações sobre o procedimento de coleta e envio de material para análise, basta entrar em contato com a Unoesc pelo telefone (49) 3643-6000. 

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook

Website Security Test