Novos prefeitos podem se capacitar gratuitamente em curso inédito da Enap

23/12/2020 - 07h39

Começar uma nova administração é sempre um desafio aos gestores eleitos e reeleitos. Para quem está chegando na prefeitura pela primeira vez, os desafios são ainda maiores. Em 2020, 3787 novos prefeitos foram eleitos no País, sendo 8,1% na Região Norte, 32,4% no Nordeste, 8,3% no Centro Oeste, 30,4% no Sudeste e 20,5% no Sul.

Pensando nesses novos gestores municipais, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) oferece capacitação inédita e gratuita para a formação de 500 novos prefeitos e prefeitas eleitos em 2020. O objetivo do curso “Liderando Novos Prefeitos” é preparar estrategicamente esses profissionais, para os próximos quatros anos de mandato, para que haja desenvolvimento municipal e melhoria das políticas e serviços públicos.

Os temas abordados vão tratar sobre gestão governamental, probidade administrativa, mobilização de recursos, desafios municipais no contexto da pandemia, desenvolvimento urbano sustentável, inovação e outros pontos importantes para a gestão pública eficiente.

Segundo o presidente da Enap, Diogo Costa, o curso conta com especialistas e profissionais que possuem experiência prática nos temas abordados, como ex-secretários municipais e estaduais. Destaque para o Economista José Scheinkman – professor da Universidade de Columbia (EUA), que vai tratar sobre os novos desafios globais para os governos e a gestão pública.

O presidente da Enap, Diogo Costa, explica a importância dessa formação para os novos prefeitos e prefeitas.

“E se você fosse para uma cirurgia com um médico que não cursou medicina? Ou construir uma casa com alguém que não tem o curso de engenharia? Não tem uma faculdade para ser prefeito. O prefeito pode vir de várias áreas da sociedade, com diferentes visões. Mas é importante que eles tenham conhecimento e ferramentas indispensáveis para administrar uma cidade”, explica. 

Ainda de acordo com Diogo Costa, o curso trará diferentes visões e compartilhamento de experiências entre gestores. 

“Será importante para o prefeito conseguir trazer a visão dele, e junto com essa visão local, regional, também adquirir uma visão global, a partir de outras experiências compartilhadas”, comenta.

Segundo levantamento mais recente da Enap, o curso “Liderando Novos Prefeitos” já contava com 176 inscritos, sendo 152 prefeitos e 24 vice-prefeitos. Do total de prefeitos, 143 são homens e 33 são mulheres. Nordeste lidera em número de inscritos, com 65 pessoas, seguido pelo Sudeste com 36, Norte com 28, Sul com 27 e Centro-Oeste com 20. 

A prefeita eleita em Gurupi/TO, Josi Nunes, é uma das inscritas. Ela conta o que espera do curso.

“Vou fazer o curso, pois é fundamental, em nossa era, o conhecimento. Nós temos que estar sempre aprendendo, principalmente para enfrentar novos desafios como esse: gerir, administrar uma cidade. É preciso ter conhecimento, informações, troca de ideia, troca de experiências. E é exatamente isso que eu espero adquirir fazendo esse curso”, comenta.

Inscrições

Os interessados podem se inscrever gratuitamente até 31 de dezembro, pelo link. As aulas estão previstas para começar em 21 de janeiro, de forma híbrida, sendo quatro módulos virtuais e dois presenciais, na Enap Brasília (DF). Segundo a instituição, as passagens serão financiadas pelo programa. 

Além das 40 horas de aulas, os prefeitos poderão formar redes de conexões entre si e estreitar contatos com instituições parceiras do programa, atores do governo federal, entidades do terceiro setor, organizações do setor privado, associações municipalistas e organismos internacionais.

A Enap também vai produzir estudos especiais, com dados, evidências e comparativos, que servirão de ferramentas para tomada de decisão das lideranças.

A iniciativa Liderando para o Desenvolvimento da Enap conta com apoio de 18 instituições públicas, privadas, entidades do terceiro setor e organismos internacionais. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas é um desses parceiros. A instituição atua no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia, por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios.

O presidente do Sebrae Carlos Melles destaca a importância do curso Liderando Novos Prefeitos.

“Sabemos que os pequenos negócios são o motor da economia nos municípios brasileiros. São as micro e pequenas empresas que geram empregos e contribuem decisivamente para a arrecadação das nossas cidades. Para superar a crise provocada pela pandemia e impulsionar o nosso desenvolvimento econômico e social, será fundamental contar com o apoio dos novos gestores e gestoras recém eleitos”, comenta. “É preciso assegurar um bom ambiente de negócios que estimule ainda mais o empreendedorismo local”, complementa Melles.

A Enap pretender oferecer novas turmas, em 2021, para capacitar secretários estaduais e municipais.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook