Obras da SC-305, com tecnologia inédita, chegam a 70% dos 28 kms previstos

Foto: Jonatã Rocha/Secom

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14/10/2025 - 01h30


As obras de revitalização da rodovia SC-305, entre São Lourenço do Oeste e Campo Erê, no Extremo-Oeste catarinense, já atingiram 70% de conclusão. Os trabalhos, iniciados em 21 de abril deste ano, seguem em ritmo acelerado e devem ser finalizados até o fim de 2025.

Nos últimos dois meses, foram concluídas a sub-base e a base dos 28 quilômetros do trecho, além das terceiras faixas, que aumentam a capacidade e a segurança da via. A concretagem da pista está em andamento e representa a etapa final da pavimentação.

Pavimento de concreto e tecnologia inédita

A SC-305 está recebendo tecnologia inédita, pavimentação em concreto, solução mais durável e segura para o tráfego pesado da região. O investimento tem utilização de equipamentos robóticos e duas usinas próprias de concreto que dosam as misturas com precisão.

O canteiro de obras também conta com uma pavimentadora semi-robótica, que garante maior eficiência e qualidade na execução. Segundo o governo estadual, o modelo adotado reduz o tempo de obra, diminui falhas e amplia a vida útil da rodovia.

A obra também incorpora soluções sustentáveis e tecnológicas. O reaproveitamento do material da própria rodovia reduz custos e impacto ambiental. O uso de asfalto modificado com polímeros e borracha reciclada de pneus aumenta a resistência do pavimento e prolonga a durabilidade.

Além disso, o projeto prevê drenagem avançada em áreas de relevo acidentado, como na Serra do Corvo Branco, além de iluminação em LED, sinalização inteligente e novos trevos modernos para melhorar a fluidez e a segurança do trânsito.

O que está sendo feito ao longo dos 28 km

O projeto contempla melhorias estruturais e de mobilidade ao longo dos 28 quilômetros entre São Lourenço do Oeste e Campo Erê. Entre as intervenções, estão:

- 11,1 km de terceiras faixas em ambos os sentidos;

- acostamento em toda a extensão;

- calçadas nos perímetros urbanos de Presidente Juscelino e Três Voltas;

- três novas interseções, ampliando a segurança;

- reforço no sistema de drenagem, com substituição de bueiros.

 


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