Oito dos 20 times que compõem a Série A do Campeonato Brasileiro em 2020 já começaram a voltar aos treinamentos após a paralisação devido à pandemia do novo coronavírus. O número equivale a 40% do torneio. No entanto, somente a dupla Grêmio e Internacional já tem data para iniciar os trabalhos presenciais.
Os outros seis clubes são Flamengo, Fluminense, Botafogo, Red Bull Bragantino, Bahia e Coritiba. Todos seguem com o isolamento, mas os atletas estarão conectados, seguindo horários e determinações dos clubes, o que o Fluminense, por exemplo, chamou de treinamento virtual. A exceção é o Flamengo, que ainda não especificou uma volta às atividades, mas já vem testando funcionários e atletas para a Covid-19.
O Grêmio se reapresenta na segunda-feira de forma escalonada, começando pelos funcionários e só depois os jogadores. Já o Inter marcou a reapresentação dos atletas para terça-feira, enquanto a comissão técnica volta na segunda.
Dos outros 12 clubes restantes, apenas dois se posicionaram de forma oficial: Santos e Palmeiras. Os rivais paulistas mantiveram o isolamento social e afirmaram que só voltam aos treinos quando houver autorização das autoridades. O Verdão já se movimenta para comprar testes da Covid-19.
Embora não tenha soltado um comunicado oficial, Raí, diretor executivo do São Paulo, declarou em entrevista recente que o clube é contra antecipar a volta do futebol e falou sobre a importância de seguir as orientações das autoridades de saúde.
Vasco, Corinthians, Atlético-MG, Atlético-GO, Goiás, Fortaleza, Ceará e Sport não se posicionaram após o término das férias decretadas após a paralisação do futebol devido à pandemia.
Em São Paulo, o
isolamento vigora até o dia 10 e será rediscutido no dia 8. A Federação
Paulista de Futebol trabalha na elaboração de um protocolo para o retorno, mas
aguarda posicionamento do governador do estado. O Rio de Janeiro prorrogou as
medidas de restrição até o dia 11. Os clubes se preparam para volta, mas apenas
com atividades em casa, respeitando o isolamento social.
A situação, porém,
é diferente no Rio de Grande do Sul. A prefeitura de Porto Alegre publicou um
decreto liberando atividades físicas ao ar livre sem aglomerações. A dupla
Grenal usa isso como base para voltar aos trabalhos.
>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.
DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook