OMS responde corte de verbas anunciado por Trump

15/04/2020 - 20h53

O diretor da OMS, Tedros Adhanon, lamentou a decisão dos Estados Unidos de suspender as doações, mas disse que o trabalho contra o coronavírus e outras doenças tratadas pela organização devem continuar.

Durante uma coletiva de imprensa na noite de terça-feira (15), Trump anunciou que ia suspender as verbas à OMS. O país é o maior doador individual e responsável por cerca de 20% das arrecadações do órgão.

Mesmo com o corte dramático em plena pandemia de coronavírus pelo mundo, Tedros agradeceu à ajuda dos EUA, que disse ter sido um amigo generoso por anos, mas reforçou que a OMS não pode parar de trabalhar e que vai ter que analisar as contas agora.

A organização não está cuidando unicamente da pandemia de coronavírus, financiando pesquisas, incentivando governos a trabalharem juntos por vacinas e enviando milhões de equipamentos e testes para outros países. Além do covid-19, a OMS também está lidando com pólio, malária, HIV, câncer, doenças mentais e outras enfermidades pelo mundo. 

Tedros reforçou que a missão e objetivo da organização é ajudar a todos os países que precisam de ajuda, independente do tamanho, da riqueza, da ideologia e da etnicidade e que, assim como eles, a pandemia do novo coronavírus também não discrimina ninguém.

Agora, a OMS terá que revisar as contas e manterá transparência na contabilidade perante os outros países parceiros e tentar manter a qualidade do trabalho com o dinheiro que eles possuem por hora.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.  


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook