Onda de frio brutal atinge os EUA e deixa milhões sem energia

16/02/2021 - 08h27

Uma grande tempestade de inverno atingiu uma grande parte dos Estados Unidos na segunda-feira, causando fortes nevascas e condições geladas enquanto as temperaturas caíam bem abaixo de zero.

A tempestade de costa a costa cortou a energia de vários milhões de pessoas em todo o país. Estradas escorregadias de gelo levaram a engavetamentos nas rodovias e enviaram veículos de dezoito rodas para fora do asfalto.

Um porta-voz do Departamento do Xerife do Condado de Harry disse a repórteres na tarde de segunda-feira (15) que um sem-teto que vivia em uma van foi encontrado morto por suspeita de exposição ao frio. 

O Serviço Meteorológico Nacional disse na segunda-feira que pelo menos 150 milhões de americanos estavam sob alertas de gelo ou clima de inverno. Como a tempestade continuou a se intensificar, as autoridades pediram aos residentes que se preparassem.

“A hora de se preparar para esta tempestade foi ontem”, disse o Serviço Meteorológico Nacional do Texas em um alerta ameaçador emitido no domingo.

Mais de 120 acidentes foram registrados nas estradas durante a noite em Houston, incluindo um emaranhado de 10 veículos na Interestadual 45. Em Oklahoma, um acidente a nordeste de Oklahoma City levou vários caminhões a pegar fogo, disseram as autoridades.

A tempestade, que trouxe baixas temperaturas recordes em Minnesota e despejou 11 polegadas de neve em Seattle, agora está atingindo partes do país que estão muito menos familiarizadas com o pior inverno.

“Provavelmente haverá mais neve em uma faixa maior de terra em um grau mais alto do que antes na história do Texas”, disse o governador Greg Abbott, do Texas, em uma entrevista coletiva. Até mesmo a Costa do Golfo do estado foi submetida a alertas de congelamento. Tanto o governo estadual quanto o federal emitiram declarações de desastre para todos os 254 condados do Texas por causa do clima; O presidente Biden aprovou a declaração federal no domingo.

As condições resultam de um forte sistema de alta pressão que desceu do Círculo Polar Ártico, trazendo algumas das temperaturas mais baixas que partes do país experimentaram em anos, disse Michael J. Ventrice, cientista meteorológico da IBM.

A colisão entre o Ártico alto e o ar mais quente e úmido ao sul estava produzindo “uma tempestade de inverno muito impactante” que se estenderia do Texas e Louisiana até o Nordeste, disse ele.

As temperaturas no meio do país devem se aproximar de mínimas recordes. Em Oklahoma City, a temperatura prevista para terça-feira é de 9 graus negativos; o mínimo recorde de menos 17 graus foi estabelecido em 1899.

As temperaturas em partes de Oklahoma foram 40 graus mais baixas do que o normal para esta época do ano, disse o Serviço Meteorológico Nacional. A duração das condições de frio também é incomum: Oklahoma pode experimentar nove dias consecutivos de temperaturas abaixo de 20 graus, disse o Serviço de Meteorologia .

“Este pode ser um dos desastres naturais mais caros do ano”, disse Judah Cohen, diretor de previsão sazonal da Atmospheric and Environmental Research, uma empresa que fornece informações aos clientes sobre o tempo e os riscos relacionados ao clima. “O Texas, que é conhecido pelos furacões, não é conhecido pelos danos causados ​​pela neve e pelo frio”, como canos de água rompidos, disse ele, e “não é apesar das mudanças climáticas, mas está relacionado às mudanças climáticas”.

No Texas, Austin foi bloqueado para a pior tempestade de inverno em uma geração. Galhos de árvores carregados de pingentes de gelo se curvavam em direção ao solo. Os carros estacionados foram cobertos por camadas de gelo. A cidade com palmeiras e clima normalmente ameno se prepara para, possivelmente, mais de cinco centímetros de neve, uma quantidade não vista desde 1966.

O estacionamento de uma mercearia em San Antonio estava cheio enquanto os clientes pegavam os itens de última hora antes de o mercado fechar quatro horas mais cedo.

Para Zoe Waldron, 30, o vórtice polar e o céu cinza a deixaram nostálgica por La Conner, Wash., Sua cidade natal. Mas em San Antonio? “Parece um evento único na vida”, disse ela.

Repercussão nas redes sociais:

Alguns recorreram às redes sociais para descarregar sua frustração com as interrupções.

“Meus pais, que são idosos, estão sem luz desde as 2 da manhã”, escreveu um usuário . “Eles têm mais de 70 anos. Como posso conseguir algum poder para eles ?!”

“Isso é absolutamente perigoso”, escreveu outro usuário. “Sem energia por mais de 5 horas e sensações de frio abaixo de zero.”

Os condados de Kent e Brazos, em lados opostos do estado, foram os mais atingidos, com quase todos os clientes perdendo energia na manhã de segunda-feira, de acordo com um rastreador online de queda de energia .

“A rede elétrica continua perdendo geração”, disse o prefeito de Houston, Sylvester Turner, aos residentes no Twitter . “Se você estiver sem energia, pode ficar sem energia durante todo o dia. Por favor, faça o seu melhor para se manter aquecido com segurança. Verifique nossos idosos.”

As temperaturas devem cair novamente na noite de segunda-feira, e mais neve e precipitação de inverno estão previstas para cair na noite de terça para manhã de quarta-feira.

O presidente Biden também declarou situação de emergência no Texas em uma declaração na noite de domingo. A declaração tem como objetivo adicionar ajuda federal aos esforços de resposta estaduais e locais.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook