Operação contra tráfico de armas pelos Correios cumpre mandados em São Miguel do Oeste

05/03/2020 - 17h15

Três cidades de Santa Catarina estão entre os alvos da operação Gun Express, deflagrada na manhã desta quinta-feira (5) pela Polícia Federal. Mandados judiciais são cumpridos em Itajaí, Lages e São Miguel do Oeste. A operação investiga um grupo criminoso que atua no tráfico internacional de armas, acessórios e munições. O armamento é despachado pelos Correios, dentro de equipamentos de treino para artes marciais.

A estimativa é que o grupo tenha remetido e transportado, nos últimos quatro anos, mais de 300 armas de fogo. O que corresponde a cerca de R$ 2 milhões em armamento. 

Em todo o país, são cumpridos ao todo 62 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão preventiva, nos estados do Paraná, Bahia, Rio Grande do Norte, São Paulo, Paraíba, Sergipe, Santa Catarina, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Imagens divulgadas pela polícia mostram o momento em que armas foram localizadas em um veículo, em Salvador (BA), e na Central dos Correios, em Curitiba (PR).  

Dois anos de investigação

As investigações começara no Paraná, de onde partiu a operação. No primeiro semestre de 2018, a Polícia Federal identificou o envio de armas pelos Correios, dentro de aparadores de chute, luvas e caneleiras. Os policiais concluíram que um grupo de pessoas nos estados do Paraná, Bahia e Rio Grande do Norte importava, fazia a guarda e a remessa das armas para outros estados no país. A participação de catarinenses ainda não foi esclarecida pela Polícia Federal.

Além dos equipamentos de treino para artes marciais, durante as investigações a polícia também identificou armas e acessórios escondidos em tanques de combustível de veículos. Esse tipo de esconderijo era usado especialmente pra levar as drogas para a região Nordeste, segundo a polícia.

A Justiça determinou, além das prisões e dos mandados de busca, 27 bloqueios judiciais de contas bancárias e aplicações financeiras, e o sequestro de bens de 26 pessoas e uma empresa. Dez veículos, que estavam em nome de terceiros, foram retidos.

Segundo a Polícia Federal, 28 pessoas serão indiciadas por tráfico internacional de armas de fogo, lavagem de dinheiro, associação criminosa e falsidade ideológica.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook