A Autoridade
Antitruste da Itália multou o Facebook em 7 milhões de euros (cerca de R$ 45,3
milhões) nesta quarta-feira (17) por não ter cumprido as orientações para
remover a prática incorreta no uso de dados dos usuários e por não ter
publicado a declaração de retificação solicitada pelo órgão.
Sobre esta última,
o Antitruste havia feito uma indicação formal para as alterações em novembro de
2018 e as punições foram para o Facebook Inc e para a sede da rede social na
Irlanda.
“A Autoridade tinha
indicado que o Facebook induzia enganosamente os usuários a registrarem-se em
sua plataforma não informando rapidamente e de maneira adequada – durante a
ativação da conta – sobre a atividade de recolhimento, com intuito comercial,
dos dados fornecidos e, de maneira geral, das finalidades remunerativas
submetidas ao serviço, enfatizando a gratuidade vice-versa”, diz o órgão em
nota.
O comunicado ainda
destaca que as informações dadas pela plataforma “eram genéricas e incompletas
e não forneciam uma adequada distinção entre a utilização dos dados necessários
para a personalização do serviço (com o objetivo de facilitar a socialização
com outros usuários) e a utilização de dados para realizar campanhas
publicitárias direcionadas”.
O órgão ressalta
que a rede social de Mark Zuckerberg deveria ter publicado um informativo sobre
as alterações na política de dados e parar com esse tipo de recolhimento de
informação, mas que isso também não foi feito até hoje. O Antitruste afirma que
esses dados são necessários para que os clientes decidam se querem ou não ter o
serviço publicitário.
Através de um
porta-voz, o Facebook informou que foi notificado, “mas que permanecemos no
aguardo da decisão do Conselho de Estado sobre a apelação que apresentamos a
respeito da instrução inicial dada pela Autoridade”.
“A tutela da
privacidade para nós é extremamente importante e já fizemos uma série de
mudanças, também nas nossas Condições de Uso, para esclarecer posteriormente
como nós utilizamos os dados para fornecer os nossos serviços e a publicidade
personalizada”, concluiu.
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