A partir do mês de maio, os pacientes do Sistema Único de
Saúde (SUS) poderão ter consultas virtuais nos postos de saúde da Atenção
Primária. A iniciativa do Ministério da Saúde vai permitir que os profissionais
de saúde atendam a população por meio de uma plataforma on-line. O órgão espera
que o serviço ajude a diminuir a propagação do novo coronavírus, além de
aprimorar a assistência às pessoas.
Por meio do Consultório Virtual, médicos, enfermeiros e multiprofissionais
vão poder fazer teleconsultas e dar continuidade ao tratamento de pacientes com
hipertensão e diabetes, por exemplo. A ferramenta on-line busca dar agilidade,
comodidade e segurança no âmbito da Atenção Primária em saúde. O Ministério da
Saúde afirma que vai treinar cerca de 20 mil profissionais que atuam nas
unidades de Saúde da Família para que possam acessar e navegar no sistema.
O projeto prevê manutenção e suporte técnico aos médicos e enfermeiros por
24 horas, todos os dias. O ministério vai certificar, gratuitamente, para as
práticas de telemedicina e telessaúde, os profissionais que aderirem à
iniciativa. O Consultório Virtual é uma parceria entre a Secretaria de Atenção
Primária à Saúde (SAPS) e o Hospital Albert Einstein. De acordo com o
Ministério da Saúde, a iniciativa deve custar pouco mais de R$ 4 milhões.
Segundo Carla Pintas, enfermeira e professora de saúde coletiva da
Universidade de Brasília (UnB), a introdução dessa ferramenta ao sistema de
saúde trará ganhos para a relação entre médico e paciente.
“Incorporar a telemedicina é fundamental hoje na atenção primária. A gente
deve dar conta de fazer o acompanhamento regular desses pacientes. Muitas
vezes, não só a consulta em si, mas a unidade retornar a ligação para o
paciente, perguntar como tem sido a utilização de alguns medicamentos, como ele
tem se sentido.”
O cidadão poderá marcar a consulta ao fazer uma solicitação de agendamento
junto à equipe de saúde que, normalmente, o atende no dia-a-dia. A consulta
virtual poderá ocorrer tanto por telefone, quanto por videoconferência. Vai
depender da familiaridade do paciente com cada canal de comunicação. No caso de
atendimento por vídeo, os médicos vão enviar o endereço eletrônico da consulta
aos pacientes.
A ferramenta vai permitir que os profissionais da Atenção Primária
registrem a consulta à distância e emitam atestados e receitas. Para garantir a
segurança dos dados, o suporte da plataforma vai permitir a emissão de certificação
digital gratuita, com validade de cinco anos. Após o atendimento, a pessoa vai
receber o resultado da consulta e uma pesquisa de satisfação.
O Ministério da Saúde espera que o Consultório Virtual ajude a desafogar
os hospitais e evite que a população e os profissionais de saúde fiquem mais
expostos ao vírus. Além disso, o órgão acredita que a ferramenta vai minimizar
alguns impactos causados pela pandemia, como o adiamento de consultas
relacionadas a outras enfermidades, o que afetou, sobretudo, os doentes
crônicos. É o que explica, Carla Pintas.
“Independente desse movimento pandêmico que a gente tem passado nos
serviços de saúde, a vida continua com outras questões. Então, eu tenho
paciente hipertenso, diabético, gestante, criança, que precisam do
acompanhamento regular. Fazer o acompanhamento regular desses indivíduos de
forma virtual [é importante] para evitar que eles fiquem expostos à
contaminação por coronavírus.”
O Consultório Virtual se junta a outros serviços do TeleSUS, como o
atendimento por telefone, chat on-line e aplicativo. Essas ferramentas permitem
que a população possa tirar dúvidas e que o sistema de saúde acompanhe e
monitore, à distância, casos suspeitos da Covid-19.
A expectativa do governo é de que a plataforma esteja disponível para os
médicos, enfermeiros e multiprofissionais, entre a terceira e a quarta semanas
de maio. Mais à frente, o Ministério da Saúde pretende disponibilizar um
aplicativo e endereço eletrônico para que as pessoas possam agendar a consulta
virtual e acessar as informações clínicas, atestados e receitas.
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