Pazuello assume a Saúde após quatro meses como interino

17/09/2020 - 12h19

Após quatro meses como interino, o general Eduardo Pazuello assumiu oficialmente, nesta quarta-feira (16), o comando do Ministério da Saúde. O ministro disse em seu discurso de posse que a solução definitiva da pandemia do coronavírus virá com a vacina e que medidas estão sendo tomadas.

“Os desafios são reais, enormes e muitos, mas sei que a nação é mais forte que tudo isso, e trabalho integrado seguirá com muito esforço e foco para salvar vidas”, afirmou o ministro.

A cerimônia de posse foi no salão nobre do Palácio do Planalto, com a participação do presidente Jair Bolsonaro e de outros ministros. Pazuello lembrou que chegou ao ministério no auge da pandemia e defendeu as condutas tomadas pelo governo.

“O receito de que o SUS entraria em colapso não pode existir, isso não aconteceu e não vai acontecer. O aprendizado nos mostrou enquanto mais cedo o tratamento melhor a recuperação, o tratamento precoce salva vidas. Por isso, temos falado dia após dia, não fique em casa esperando a falta de ar, procure o médico e inicie o tratamento”, afirmou.

O presidente Jair Bolsonaro, em seu discurso, voltou a falar sobre a defesa do governo no uso da cloroquina, citou medidas econômicas no combate ao coronavírus e cumprimentou o ministro da Economia, Paulo Guedes, que estava na plateia. O presidente também criticou as medidas de restrição. “Hoje nós vimos que essa questão deveria ser tratada de forma diferente. Entendo que alguns governadores foram tomados pelo pânico”, disse o presidente, criticando a cobertura da imprensa sobre a pandemia.

Pazuello ocupa o cargo interinamente desde o dia 16 de maio, quando Nelson Teich anunciou que deixaria a pasta por divergências com Jair Bolsonaro. Ele é o 48º ministro da Saúde do Brasil.

Ao longo dos quatro meses em que passou como interino no comando do ministério, o novo ministro da saúde foi elogiado inúmeras vezes por Bolsonaro. Em uma das oportunidades, durante uma live semanal, o presidente cogitou assinar a oficialização do interino imediatamente.

General-de-divisão, Pazuello se graduou na Aman (Academia Militar das Agulhas Negras), assim como o presidente. Ele chegou ao governo no dia 22 de abril, como secretário-executivo na missão de coordenar a transição entre as gestões de Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich à frente da Saúde.

Trajetória

Natural do Rio de Janeiro, comandou um batalhão de paraquedistas e foi diretor do Depósito Central de Munição. Como general do Exército, o ministro foi coordenador logístico das tropas que deram apoio à realização dos Jogos Olímpicos de 2016.

Pazuello também comandou a Operação Acolhida, que é o trabalho do Exército Brasileiro no atendimento a imigrantes que chegam aos municípios de Boa Vista (RR) e Pacaraima (RR).

Carrega condecorações como Pacificador, Ordem do Mérito Militar Grande Oficial, Mérito Tamandaré e Distintivo de Comando Dourado.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook