Polícia Civil alerta sobre o golpe do Leilão virtual

06/04/2020 - 17h11

Está ocorrendo uma fraude, em âmbito nacional, onde diversos sites de leilões  estão vendendo  automóveis com preços e condições atrativas para serem arrematados.

Entenda o caso:

A vítima é seduzida a realizar o negócio, pois os sites e canais de interação com o público são criados de forma a transmitir credibilidade, inclusive, com recall de inscrição para a participação do leilão virtual, onde o arremate do automóvel é homologado e a vítima sente-se segura em transferir o valor.

O contato é via telefone, como também,  aplicativo WhatsApp e os criminosos enviam um link contendo o "termo de arrematação", o qual consta os dados para pagamento, informando a conta corrente e agência bancária, visando o depósito. Os criminosos ganham tempo, ainda, quando a transferência é via TED, onde comunicam a vítima que  pode demorar o despacho do veículo até a confirmação do pagamento.

Sendo assim, após o pagamento ser confirmado, os canais de comunicação com a empresa criminosa desaparecem, ficando a vítima sem nenhum contato com os mesmos e sem informações sobre a transferência realizada.

Inúmeras pessoas têm sido vítimas desse golpe, especialmente, por toda a transação ser realizada virtualmente, os criminosos se baseiam na boa fé das pessoas para praticar tal delito. 

A Delegacia de Polícia de Maravilha adverte que realizar negociações de qualquer natureza, em âmbito virtual com o preço de produtos abaixo do valor de mercado, requer cautela, tendo em vista a facilidade com que os crimes virtuais são consumados.

Portanto, antes de realizar qualquer negociação de compra e venda por meios virtuais, recomenda-se a consultar a reputação da empresa em sites especializados, tal qual, portal Reclame Aqui - www.reclameaqui.com.br - que reúne informações sobre a segurança nas transações comerciais entre empresa e clientes.

“Colabore com a Polícia Civil. Denuncie. Disque 181 ou WhatsApp (49) 98802-9917. Não é necessária a identificação”.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook