Polícia Civil deflagra operação para coibir adulteração de quilometragem em veículos revendidos

07/06/2019 - 21h24

A Polícia Civil de São Miguel do Oeste com apoio de delegacias do Extremo Oeste deflagrou a operação Hodos nesta sexta-feira, 07, com a finalidade de apurar a adulteração de hodômetros de veículos.

A investigação iniciou depois que a Ciretran da 13ª DRP/FRON recebeu informações de que empresários do ramo de comercialização de veículos estavam adulterando o hodômetro com a utilização de um instrumento tecnológico, reduzindo a quilometragem registrada e, desse modo, facilitando a venda do bem e obtendo maior vantagem econômica, colocando em risco, por consequência, a vida do comprador, tendo em vista que a manutenção periódica muitas vezes é condicionada à quantidade de quilômetros rodados.

Além disso, procedeu-se à análise documental de algumas transferências de veículos, oportunidade em que a redução da quilometragem ficou comprovada. Em um dos casos apurou-se que a verdadeira quilometragem do veículo passava dos 140 mil quilômetros, sendo esta reduzida para aproximadamente 70 mil.

A partir disso foi instaurado um inquérito, tendo em vista os elementos angariados, representou-se pela ordem de busca e apreensão em dez locais, entre empresas e residências, o qual foi deferido após manifestação favorável do Ministério Público.

Nesta sexta-feira agentes deram cumprimento aos dez mandados de busca e apreensão nos locais investigados, em São Miguel do Oeste e Belmonte, resultando na apreensão de diversos aparelhos eletrônicos utilizados para realizar a redução da quilometragem nos hodômetros dos veículos, celulares e computadores, bem como foram apreendidos 26 veículos com suspeita de fraude, os quais serão submetidos à perícia.

Três pessoas foram conduzidas para prestar esclarecimentos e uma presa em flagrante pela posse irregular de uma arma de fogo e munições.

As investigações prosseguem com o intuito de identificar outros envolvidos e empresas que cometem essa prática fraudulenta na região.

Os consumidores e clientes que eventualmente tenham adquiridos veículos com a quilometragem adulterada, após identificados, serão intimados para prestar depoimento, uma vez que além dessa prática representar crime contra as relações de consumo e estelionato, enseja possível dano moral.

A operação contou, também, com a participação do Detran, que o objetivo de combater a adulteração da quilometragem, implantou, no dia 10 de maio de 2019, o sistema de validação da quilometragem nos laudos emitidos pelas Empresas Credenciadas de Vistorias.

A operação foi batizada de “hodos” tendo em vista que a palavra hodômetro é de origem grega, decorrente da junção das expressões “hodo + metro”, sendo que “hodo” significa caminho, via, estrada.


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • Polícia Civil



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook