Pontos luminosos são vistos no céu de cidades catarinenses; entenda o fenômeno

23/02/2020 - 08h16

Pontos luminosos foram vistos no céu de cidades catarinenses como Balneário Camboriú e Brusque e também em outros municípios do Sul do Brasil na noite deste sábado (22). Em vídeos divulgados em redes sociais, moradores comentaram a aparição de luzes que apareciam em sequência por volta das 20h30min.

Uma das pessoas que registrou a passagem dos objetos luminosos foi a jornalista Silvia Bomm. Ela conta que estava na piscina do condomínio em que mora, em Camboriú, quando avistou os pontos luminosos.

- Como já havia anoitecido, fechei o guarda-sol e, quando olhei para o lado Sul, onde costumo ver aviões na rota Porto Alegre-São Paulo, ele começou a vir. Achei que era um avião, mas não havia os dois lados piscando. Pensei: então é um satélite. Mas veio outro atrás, na mesma rota. Depois mais um, mais um. Foram uns 30 mais ou menos, formando três linhas – conta.

Em grupos de Whatsapp algumas pessoas chegaram até a sugerir que pudessem se tratar de Objetos Voadores Não Identificados (Ovnis).

O diretor do Observatório Astronômico de Brusque, Silvino de Souza, explica o fenômeno. Segundo ele, as luzes se tratam de reflexos do sol reproduzidos por pequenos satélites do projeto Starlink, da empresa americana SpaceX.

O projeto consiste em uma constelação de satélites artificiais que deve ficar em órbita terrestre baixa e permitir uma rede universal de internet banda larga. A quinta etapa de lançamento desses satélites ocorreu na segunda-feira (17). A empresa pretende lançar mais 12 mil desses satélites.

Em grupos de Whatsapp algumas pessoas chegaram até a sugerir que pudessem se tratar de Objetos Voadores Não Identificados (Ovnis).

– Os satélites são pequenos e estão em baixa altitude. Eles são visíveis principalmente logo depois do pôr do sol ou um pouco antes do sol nascer, quando refletem muito a luz do sol. Como estão muito próximos um do outro, formam quase que um colar no espaço – explica o diretor do Observatório Astronômico de Brusque.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • dc/nsc



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook