Primeira morte por gripe provocada pela nova cepa da influenza A é confirmada no Brasil

Foto: Maurício Vieira/Secom

Foto: Maurício Vieira/Secom

16/12/2021 - 15h21

O governo da Bahia confirmou na noite desta quarta-feira (15) a primeira morte por gripe provocada pela nova cepa da Influenza A, identificada como H3N2. A vítima, uma idosa moradora de Salvador, tinha 80 anos e não estava vacinada contra o vírus da Infuenza. As informações são do portal UOL.

A nova cepa é responsável pelo atual surto da doença no país e já preocupa autoridades da saúde. Somente na Bahia, até terça-feira (14), 93 casos de síndrome gripal com resultado positivo para Influenza A H3N2 foram notificados.

Entre eles, 15 evoluíram para SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e necessitaram hospitalização. Os pacientes têm idades entre 9 e 85 anos.

O vírus H3N2

O vírus H3N2 é uma das categorias do vírus influenza A. Conhecido oficialmente como influenza A (H3N2), esse vírus é sazonal. Circula entre humanos desde uma pandemia em Hong Kong em 1968, mas somente a partir de 2005 começou a circular pelo mundo.

Embora a H3N2 tenha aparecido no país chinês, uma nova mutação foi identificada há seis meses na Austrália, segundo informou o virologista da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) José Luiz Proença Módena, ao UOL.

A nova cepa foi batizada de Darwin, em referência à cidade em que ela foi sequenciada na Austrália.

Vacina contra Influenza

Os vírus da Influenza passam por mais mutações do que o coronavírus e, como qualquer outra vacina, precisa mudar todos os anos para garantir eficácia. A vacina contra a gripe usada no Brasil já possui em sua composição a H3N2, mas não se trata da variante Darwin.

Ainda assim, a vacina utilizada “ajuda a reduzir hospitalização”, diz Cristina Bonorino, imunologista da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia). “Essa variante não está na vacina, mas a H3N2 está. Então, a vacina oferece alguma proteção”, acrescenta Bonorino.

Principal grupo atingido pelo vírus

Segundo observado até o momento, a variante atinge principalmente idosos e crianças. Nesses grupos, a gripe pode ser ainda mais grave, resultando até em internação.

Sintomas

Os sintomas provocados pela Darwin são os mesmos da gripe comum,  febre alta, dores nas articulações, nariz congestionado, tosse, inflamação na garganta e fortes dores de cabeça. Além disso, pode haver vômito e diarreia principalmente em crianças.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook