Primeiro caso suspeito de coronavírus é verificado em hospital de Dionísio Cerqueira (SC)

Divulgação foi feita na manhã desta quinta (19) pelos prefeitos do Consórcio Intermunicipal da Fronteira

Divulgação foi feita na manhã desta quinta (19) pelos prefeitos do Consórcio Intermunicipal da Fronteira

19/03/2020 - 11h17

Durante entrevista coletiva à imprensa, na manhã desta quinta-feira (19), os prefeitos do Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF), foi divulgado o primeiro caso suspeito de Coronavírus na fronteira do Brasil com a Argentina.

A paciente, uma mulher moradora de Barracão (PR), deu entrada no Hospital de Dionísio Cerqueira com sintomas típicos do Codiv-19. Ela relatou que o filho viajou para São Paulo e retornou há poucos dias.

Os exames ainda não são conclusivos. Enquanto aguarda pelos resultados, a mulher foi orientada para ficar em isolamento domiciliar. O protocolo está sendo seguido. Caso a paciente apresente um quadro mais grave, ela será transferida para um hospital de referência em São Miguel do Oeste ou Francisco Beltrão.

O nome e idade da paciente não foram revelados. A vigilância foi informada e acompanha o caso assim como os resultados que ficarão prontos em até quatro dias. Os prefeitos Thyago Gnoatto, de Dionísio Cerqueira (SC), e de Barracão (PR), Marco Aurélio, pediram para as pessoas ficarem em casa.

SAIBA MAIS:

Quais são os sintomas do coronavírus?

Febre;
Espirros;
Tosse;
Coriza;
Falta de ar.

O coronavírus pode causar infecções respiratórias desde um simples resfriado até uma pneumonia severa. Isto vai depender de vários fatores como idade e imunidade.

Os vários tipos do coronavírus causam doenças respiratórias e a forma mais eficaz de identificar a infecção pelo vírus é procurar um médico assim que os sintomas se manifestarem.

Apesar de serem sintomas semelhantes aos de um resfriado, por exemplo, o médico pode identificar a possibilidade de contaminação pelo vírus sabendo do histórico de viagem do paciente ou se ele teve contato com alguém que tenha viajado para a China, Japão, Coreia do Sul e do Norte, Cingapura, Vietnã, Tailândia e Camboja.

Caso alguma dessas perguntas tenha resposta positiva, o médico encaminhará os exames para uma investigação epidemiológica.

Como ocorre a transmissão do coronavírus?

Inicialmente, se pensava que a transmissão da doença acontecia de animais para pessoas, mas com os últimos acontecimentos na China, sabemos que a transmissão também pode ocorrer de pessoa para pessoa.

O coronavírus é de fácil transmissão e pode se disseminar das seguintes formas:

-Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos;
-Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
-Tosse;
-Espirro;
-Contato com secreções respiratórias.

Qualquer pessoa que se aproxime um metro de uma pessoa infectada corre o risco de ser contaminada com a infecção.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • Portal Tri/JRTV/Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook