Primeiro dia de provas do Enem aborda importância de registro civil e cidadania na redação

imagem ilustrativa/Reprodução UOL

imagem ilustrativa/Reprodução UOL

22/11/2021 - 09h56

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) trouxe na redação o tema: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Os participantes deveriam escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta na prova, dos textos motivadores e dos conhecimentos adquiridos. O tema é o mesmo para as duas versões do Enem, impressa digital.

Além da redação, a prova continha 90 questões de múltipla escolha divididas entre linguagens, códigos, ciências humanas e suas tecnologias.

O registro de pessoas em cartório é importante pois, se não for registrado, o indivíduo é impedido de ter acesso a certidão de nascimento, casamento ou óbito. As certidões emitidas pelos registros civis são impressas em papel de alta segurança, sendo, portanto, documentos originais e fundamentais ao cidadão.

As redações são avaliadas de acordo com cinco competências. A nota pode chegar a 1000 pontos, mas há critérios que atribuem nota zero, como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional
  • busca rápida
  • Enem



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook