O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil de Santa
Catarina (DCSC), finalizou o processo licitatório na modalidade de Ata de
Registro de Preços para aquisição de Kits de Transposição (Pontes). O processo
teve a participação de três empresas e teve o valor inicial estimado em R$
24.318.417,00 por peça pré-moldada. O resultado final resultou na economia para
os cofres públicos de 38,4%, assim, cada peça que for instalada terá o custo de
R$ 14.979.994,00.
“O processo foi um sucesso e a sociedade ganha com a continuidade desse
Programa”, destacou o gerente de licitações e contratos da DCSC, Carlos Eduardo
Besen Nau. Segundo ele, a Ata terá a validade de 12 meses e a empresa vencedora
foi a Protensul Pré-Fabricado Ltda.
O projeto de kits de transposição é utilizado em ações de resposta a
eventos extremos, quando pontes e pontilhões são destruídos ou danificados por
fortes tempestades. Para a instalação das estruturas é realizada uma parceria
com os municípios, que ficam responsáveis apenas pela construção das cabeceiras
e guarda-corpos. Já a Defesa Civil Estadual realiza o transporte e montagem das
estruturas pré-moldadas.
“A Defesa Civil utiliza atas de registro de preço para a aquisição dos
mais diferentes produtos, que vão desde kits de transposição a itens de
assistência humanitária e até casas pré-fabricadas”, explicou o Chefe da DCSC,
João Batista Cordeiro Jr. Segundo ele, a modalidade proporciona agilidade na
resposta aos municípios atingidos e com produtos de qualidade. “No caso dos
kits de transposição, a ação é de resposta e preventiva, já que proporciona o
retorno da mobilidade em áreas urbanas e rurais, garantindo mais segurança para
as pessoas, escoamento da produção e até beneficiando o turismo em algumas
situações”, completou.
O projeto já realizou a instalação de mais de 400 pontes em todas as
regiões do Estado. Os kits possuem a capacidade de até 24 toneladas e, de forma
modular, podem ser adaptados nas mais diferentes situações. Para a definição
das dimensões da estrutura que será instalada, a DCSC realiza um estudo
hidrológico no local e analisa a ampliação da vazão dos rios, garantindo que a
nova ponte esteja acima da cota de inundação e evitando o represamento dos rios
e córregos durante fortes enxurradas.
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