Começa nos dias 15
e 16 de fevereiro o processo seletivo para professores admitidos em caráter
temporário (ACT) da rede estadual, para o ano letivo de 2021. O sistema de
chamada terá uma plataforma on-line inédita, desenvolvida pelo Centro de
Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) em parceria com a
Secretaria de Estado da Educação (SED) para tornar o processo mais ágil e eficiente.
Para participar do
processo, o candidato deverá fazer seu cadastro no site, criando sua conta
gov.br. Esse cadastro já pode ser feito, sem a necessidade de aguardar a data
de abertura do sistema no dia 15. Em seguida deve acessar o sistema e fazer seu cadastro ou
atualizar os dados.
Com o cadastro
finalizado, o candidato pode definir suas intenções de vaga, conforme
orientações apresentadas pelo sistema e de acordo com a legislação vigente, a
partir das 9h do dia 15 até as 23h59min do dia 16 de fevereiro. O registro
efetuado não garante a vaga pretendida, que será atribuída após o processo de
classificação efetuado pela plataforma.
Candidatos que se enquadram no grupo de risco
Em função da
necessidade de substituir os servidores efetivos do grupo de risco da Covid-19
para ministrar as aulas presenciais na rede estadual, só poderão participar
desse processo candidatos que não se enquadrem nesse perfil. Nos casos
excepcionais, como a contratação para aulas remotas, não se aplicam as
restrições ao grupo de risco.
A necessidade de
substituição dos servidores para as aulas presenciais ocorre em virtude da
declaração da Educação como atividade essencial (Lei nº 18.032/2020) e da
regulamentação pelo Decreto nº 1.003/2020, que define que os servidores que se
enquadram no grupo de risco devem ser mantidos em atividades remotas.
Para aulas
presenciais, o candidato deverá preencher o Termo de Compromisso como Protocolo
de Segurança (anexo I do edital), atestando que não se enquadra no grupo de
risco e não apresentou nenhum sintoma de contaminação pela Covid-19 nos últimos
10 dias.
São considerados
integrantes do grupo de risco os candidatos que se encaixem em um ou mais dos
itens descritos abaixo, conforme o Informe Técnico Estadual da Campanha
Nacional de Vacinação contra a Covid-19:
a) Gestantes;
b) Pessoas que
coabitam com idosos portadores de doenças crônicas;
c) Pessoas com
idade superior a 60 anos;
d) Pessoas que
apresentam doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes, hipertensão
ou outras afecções que deprimam o sistema imunológico.
Chamada on-line
No sistema de
chamada on-line, o candidato poderá elencar as vagas que preferir (por ordem de
prioridade) e o próprio sistema classificará a escolha, seguindo os parâmetros
definidos no edital e
na Lei nº 16.861/2015, que disciplina a admissão de pessoal por prazo
determinado no âmbito do Magistério Público Estadual.
O resultado da
primeira chamada será divulgado no dia 19 de fevereiro. Após essa data, o
candidato deve acompanhar a publicação dos cronogramas de chamada da
Coordenadoria Regional de Educação de sua escolha no
portal da SED.
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