Foto: Ascom/SDE
O Procon de Santa Catarina, por meio de uma Medida Cautelar,
determinou a suspensão das atividades de 11 agências bancárias da Caixa
Econômica, Bradesco e Itaú, todas em Florianópolis, nesta terça-feira, 15, até
que estas apresentem um plano de adequação do atendimento no que se refere à
distribuição de senhas, inclusive no lado externo da agência.
Mesmo após terem sido notificadas, as agências bancárias
insistem em não retornar com o atendimento ao público no horário mínimo de
cinco horas. Desde o início da quarentena, no ano passado, o Banco
Central, permitiu que as agências de todo o país alterassem o horário de
funcionamento com o objetivo de manter o isolamento social.
Porém, com a retomada das atividades e as medidas de
flexibilização, o órgão vem recebendo diversas denúncias sobre a forma como o
consumidor vem sendo atendido pelas instituições, com relatos de fila de espera
de até duas horas para a retirada das senhas, fora o atraso no atendimento.
Os consumidores reclamam ainda que não têm acesso à água,
cadeiras para descanso ou banheiros. O órgão também exige a organização
das filas de atendimento com distância mínima de dois metros entre os
consumidores.
“Nós não vemos justificativa plausível para que essas
agências continuem com o tempo de atendimento reduzido, deixando o consumidor
em uma situação constrangedora, se o fato deles entrarem nas agências, pelo
período regular de 15 minutos, não representa risco à saúde dos funcionários e
nem dos próprios clientes”, afirma o diretor do órgão, Tiago Silva.
O descumprimento da Medida Cautelar poderá implicar em
pagamento diário de multa de R$ 100 mil, além de caracterizar como crime de
desobediência. Também será instaurado um processo administrativo e as
empresas terão o prazo de 10 dias para apresentar uma defesa.
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