Com a chegada da Black Friday nesta sexta-feira, 27, é
importante reforçar os cuidados na hora de realizar as compras. O Procon/SC,
uma diretoria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
(SDE), preparou uma série de dicas para tranquilizar e orientar os
consumidores, a fim de evitar fraudes ou que clientes sejam lesados.
A primeira dica é pesquisar bem, para evitar comprar em lojas
que elevam os preços antecipadamente para depois oferecer o desconto. Se houver
aumento de preços, eles terão que ser justificados pelos estabelecimentos.
“Caso seja constatada a fraude, por ferir o Código de Defesa
do Consumidor, a empresa poderá ser autuada por propaganda enganosa, além de
não cumprimento da oferta e aumento de preços sem justificativa”, explicou o
diretor do órgão, Tiago Silva.
É importante lembrar que a atuação do Procon/SC será de maior
eficiência com a ajuda do consumidor. Caso flagre algum tipo de fraude ou
propaganda enganosa, o cidadão deve comparecer ao Procon, levando os documentos
pessoais e um que comprove a fraude, seja uma nota fiscal ou imagem, para abrir
uma reclamação. Também é possível fazer a reclamação no site www.consumidor.gov.br.
Dicas do Procon para aproveitar a Black Friday:
Antes da Black Friday, acompanhe os preços dos
produtos/serviços que deseja adquirir, anote preços e guarde as informações da
sua pesquisa (telas, folhetos), incluindo site e data da pesquisa. Assim, caso
haja fraude, você terá como comprovar.
Cuidado com compras de sites estrangeiros, as regras do
Código do Consumidor não se aplicam se o site não tiver representantes no
Brasil.
Consulte sempre a página oficial da loja.
Verifique a reputação do fornecedor.
O consumidor que realizar a compra pela internet ou telefone
terá direito ao prazo de arrependimento, que é de sete dias a partir da entrega
do produto. Neste caso, o consumidor pode devolver o produto e receber o
dinheiro de volta.
Nenhuma empresa é obrigada a realizar a troca caso não haja
dano no produto. Por isso, verifique antecipadamente a política de troca da
loja.
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