Produção de grãos e pecuária sentem efeitos da falta de chuva em SC

11/09/2019 - 10h14

A produção de grãos e pecuária sentem os efeitos da falta de chuva em Santa Catarina. Com isso, alimentos podem ficar mais caros ao consumidor.

Depois de fazer quase 40ºC na segunda-feira (9), a temperatura deu uma amenizada nesta terça. O que ainda causa prejuízos é o tempo seco, principalmente para quem vive do campo.

Faz algum tempo que não tem uma chuva mais volumosa. Sem chuva o pasto perde qualidade e fica sem proteína suficiente para o animal ter uma boa produtividade.

A estiagem também tem prejudicado os produtores de arroz. O plantio do grão começou há pouco mais de uma semana. E boa parte está atrasada pela falta de chuva na região. O estado é o segundo maior produtor de arroz do Brasil.

Com a perda de produtividade em algumas culturas, a tendência é que tenha menos alimentos disponíveis no mercado. Com menos produtos à disposição do consumidor, os preços podem aumentar, conforme a lei da oferta e da procura.

“O feijão, o arroz, e outros produtos chegarão na mesa do consumidor em menor quantidade e haverá um preço maior, com certeza, para o consumidor também”, explicou Realdino Busarello, extensionista da Epagri.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook