Filipe Gallotti e Maria Teresa Bustamante. Reprodução.
A Federação das Indústrias e o Sebrae de Santa Catarina
lançaram, nesta terça-feira, dia 12, durante uma webinar, o programa Go To
Market, que tem o objetivo de fortalecer a corrente internacional, seja na
importação, exportação ou na formação de alianças estratégicas. Outra
finalidade é promover a competitividade das micro e pequenas empresas de forma
sustentável, aumentando sua rentabilidade.
“O programa foi concebido para colaborar na busca por mais competitividade, especialmente após a pandemia”, afirmou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. “Neste novo cenário, uma das alternativas para a recuperação da indústria é abrir novos mercados para a exportação dos produtos catarinenses”, ressaltou.
Já o diretor-superintendente do SEBRAE/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, destacou que o objetivo do Go To Market é estimular e fortalecer o comércio internacional do estado e desenvolver a competividade das micro e pequenas empresas, por meio de informações técnicas, consultorias e capacitações. “Busca também estimular novos mercados, mas principalmente a reinvenção do empresário catarinense no pós-crise para atuar com maior vantagem competitiva no mercado nacional e internacional”, observou.
A presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Maria Teresa Bustamante, explicou que o programa se inicia com um teste de maturidade, que permite às empresas fazerem uma análise de variáveis de sua gestão – as aptidões, habilidades e competências; a estratégia e gestão aplicada na empresa; avaliação do modelo de negócio e o alinhamento dos processos produtivos ao modelo de negócio às estratégias. “Todas são variáveis necessárias para que um prestador de serviços ou fabricante possa medir o grau de maturidade que tem para a competitividade de sua empresa”, explicou.
O teste de maturidade também será a base para o plano de ação de cada organização, que começa com o empresário promovendo uma análise dos resultados com sua equipe de colaboradores. “Esperamos que seja uma trilha de aprendizado evolutivo; vamos tratar de câmbio, seguro, linhas de financiamento, marketing digital, contratos de comercio internacional. Ao final, desejamos que o empresário esteja preparado para concorrer em igualdade de condições com o fabricante estrangeiro no mercado nacional”, diz a presidente da Câmara da FIESC. “Certamente depois da pandemia teremos no mercado interno uma avalanche de produtos estrangeiros a preços baixos”, acrescentou.
Filipe Gallotti, gerente de internacionalização do Sebrae/SC, observa que
o teste de maturidade será realizado em mais duas edições, no meio e ao final
do programa, “para que o empresário possa acompanhar a evolução de sua
empresa”. Ele cita que o Go To Market será composto ainda por 30 eventos,
incluindo webinars, palestras, lives, workshops e consultorias em aspectos como
inteligência de mercado, patentes, marcas, rótulos, embalagens, entre outros.
O programa conta com o apoio de outras entidades empresariais
catarinenses, como as federações do comércio, serviço e turismo (Fecomércio),
da agricultura (FAESC), das Associações Empresariais (Facisc), das micro e
pequenas empresas (Fampesc), das câmaras de dirigentes lojistas (FCDL) e
associações de empresas de tecnologia (Acate) e de supermercados (Acats).
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