Prefeitura de São João do Oeste está levando água para estação de tratamento
Quatro municípios
do Oeste decretaram situação de emergência devido aos problemas causados pela
estiagem. As cidades são Palma Sola, São João do Oeste, Planalto Alegre e Santa
Terezinha do Progresso.
Em Palma Sola, cerca de 100 famílias estão recebendo auxílio da prefeitura para o abastecimento de água. Além disso, há queda de 20% na produção de leite, além de atraso no plantio de fumo e milho.
Açudes e rios do município estão secando. Um dos objetivos do decreto é permitir que os agricultores atingidos possam acessar o seguro agrícola.
Em São João do
Oeste, desde o dia 23 de agosto a prefeitura está fazendo o transporte de água
até a estação de tratamento localizada em Beato Roque.
No decreto, o
prefeito Fernando Bisigo proibiu o uso de água tratada para regar grama,
irrigar hortas e lavar carros e calçadas. Há três meses e meio, chove abaixo da
média na região.
Em Planalto Alegre, o decreto da prefeitura afirma: "as proporções baixas da chuva não têm sido suficientes para promover a recarga de seus mananciais e com isso vem comprometendo o armazenamento da água potável, causando sérios problemas e dificuldades no abastecimento para o consumo humano, bem como para suprir a necessidade da população da produção agropastoril, industrial e comercial".
Em Santa Terezinha do Progresso, a prefeitura publicou um pedido aos moradores nas redes sociais: "Comunicamos aos moradores que o município de Santa Terezinha do Progresso, está com problemas de falta de água devido a estiagem. Sem chuvas significativas a alguns dias, o serviço de captação de água, reduziu o volume de captação no Rio Cafundó, que é fonte de captação para a cidade. Os serviços municipais vem adotando medidas emergenciais para esse período. Essas ações, no entanto, têm efeito limitado. Por isso, é imprescindível que todos colaborem, adotando hábitos de uso racional da água. A orientação é para que se dê prioridade para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, lavagem de carros, calçadas e fachadas devem ser postergadas até que a situação se normalize. Reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas pode contribuir muito com o consumo consciente. O reuso dessas águas pode ser aplicado na limpeza, no vaso sanitário e na rega de hortas e jardins".
- por
- Jornal Regional
DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook