O Procon registrou nos primeiros meses de 2020 um aumento de
mais de 300% nos atendimentos relacionados a compras pela internet. Nos cinco
primeiros meses de 2019, o Procon havia recebido pouco mais de três mil reclamações.
Neste ano, já passam de 12 mil. Para o órgão, isso representa que os
estabelecimentos não estavam preparados para a alta demanda de vendas de
produtos e serviços online, que surgiu em virtude do isolamento social
provocado pela pandemia do novo coronavírus.
“É preciso planejamento antes de sair vendendo sem ter a real capacidade
de entrega. Agora, não dá para o consumidor ficar esperando em vão pela boa
vontade das empresas se adaptarem a este novo modelo de comércio para só depois
realizarem a entrega das mercadorias e serviços. O Procon está aqui para
defendê-los deste disparate”, afirmou o diretor do PROCON SC, Tiago Silva.
Além das questões sobre demora ou não entrega do produto, problemas com
cobrança e produtos com defeitos, os consumidores reclamaram também de
problemas com contrato, pedido ou orçamento, serviço não fornecido,
cancelamento da compra e entrega diferente do pedido.
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