Região Sul é considerada berço de ciclones, explica meteorologista

02/07/2020 - 12h48

Os vendavais na terça-feira, dia 30, atingiram ao menos 101 municípios de Santa Catarina e provocaram nove mortes no estado. Outras duas pessoas ainda estão desaparecidas.

O ciclone que provocou mortes, destelhamentos de casas, quedas de árvores e cenas de destruição desperta discussões sobre por que Santa Catarina registra a incidência desses chamados eventos extremos.

A meteorologista Marilene de Lima explica que o Sul do Brasil é considerado um berço de ciclones na América do Sul pela localização geográfica – no termo técnico, uma região ciclogenética, onde os ciclones se formam, e que inclui também Uruguai e Argentina.

Segundo ela, isso se deve a uma série de fatores meteorológicos, como o ar mais seco vindo dos Andes, o fluxo de ventos mais quentes da Amazônia e a umidade na atmosfera proporcionada pela região da Bacia da Prata. “Aqui é a área onde se formam, se configuram e vão para o oceano. São raros? Não, estão no seu lugar”, apontou.

A situação nesta semana foi mais grave por causa da combinação entre o ciclone com queda rápida na pressão atmosférica – por isso chamado de ciclone bomba, capaz de provocar mais danos – e uma linha de instabilidade causada por ele, com nuvens carregadas que cruzaram o estado do Oeste ao Litoral. Foi essa combinação que resultou no temporal que provocou tantos estragos.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook