Reino Unido diz ter certeza de que Rússia tentou hackear pesquisas de vacina

19/07/2020 - 18h10

O chefe da diplomacia britânica, Dominic Raab, declarou neste domingo (19) que está “absolutamente seguro” do envolvimento da Rússia em ataques cibernéticos para roubar dados sobre uma vacina contra o coronavírus.

Reino Unido, Estados Unidos e Canadá acusaram na quinta (16) um grupo de hackers russos, operando “quase certamente no âmbito dos serviços de inteligência russos”, de atacar organizações britânicas, canadenses e americanas para roubar os resultados de sua pesquisa sobre o desenvolvimento de uma vacina contra o Sars-Cov-2.

Estamos absolutamente certos de que as agências de inteligência russas se envolveram em um ataque cibernético (…) para sabotar ou tirar proveito da pesquisa e desenvolvimento” de uma vacina, disse Raab à emissora Sky News.

“No momento em que o mundo está se unindo para tentar conter a Covid-19, especialmente para encontrar uma solução global de uma vacina, acho que é um tanto escandaloso e repreensível que o governo russo se envolva nessas atividades”, acrescentou.

“Vamos responsabilizar a Rússia e trabalhar para tornar o mundo consciente da natureza de seus atos nefastos”, enfatizou.

Moscou nega

As acusações foram rejeitadas pelo embaixador russo em Londres, Andrei Kelin. Para ele, é impossível atribuir atos de pirataria informática a um país específico.

“Não acredito nessa história, não tem absolutamente nenhuma importância”, disse ele em entrevista à BBC neste domingo, acrescentando que ouviu pela primeira vez sobre esses hackers na mídia britânica. 

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook