Relatório aponta morador de SC vacinado oito vezes contra Covid-19

06/03/2021 - 07h55

Um levantamento que apontou a falta de transferência sobre a aplicação de vacinas contra o coronavírus no Brasil mostrou um caso que ocorreu em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. Segundo a base de dados do Governo Federal, um homem de 35 anos, morador da cidade catarinense, teria recebido oito doses da vacina, por exemplo. O fato foi negado pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, que afirmou que houve duplicidade dos dados.

O documento foi elaborado por organizações da sociedade civil com base nos dados do Ministério da Saúde.

O documento "Transparência da Vacinação" avaliou a disponibilidade e qualidade dos dados e informações sobre a vacinação contra a Covid-19 no Brasil. Entre os problemas encontrados está a duplicidade de registros na base de dados do governo federal. São mais de 25 mil casos de repetição na primeira dose e mais de 2,7 mil casos de duplicata na segunda dose, de acordo com as organizações.

O relatório exemplifica o problema com o caso de Jaraguá do Sul. O morador teria recebido a primeira dose cinco vezes — quatro de um lote da Fiocruz e uma do Butantã — e três vezes a segunda dose — todas do Butantã.

Em cada uma das vezes em que teria sido vacinado, ele se enquadrou em grupos de atendimento diferentes, de acordo com os dados: uma vez como médico, quatro registros como técnico em enfermagem, duas vezes como biomédico e uma como pessoa de 80 anos ou mais.

Segundo o relatório das organizações, o problema pode ter várias origens, desde erro no cadastro, no estabelecimento de saúde ou na ponta, até a integração dos sistemas na rede nacional de dados de saúde ou ainda falhas no tratamento dos dados para publicação pelo Ministério da Saúde.

Em nota, a prefeitura de Jaraguá do Sul informou que "fez uma busca nominal em todos os relatórios enviados ao Ministério da Saúde, nos quais, após análise e revisão, não constam duplicidades". O município afirmou que "desconhece o relatório citado com tal duplicidade”.

No entanto, foram constatadas inconsistências no envio de dados entre os sistemas do município e do ministério, diz a prefeitura. Segundo a nota, as falhas foram ajustadas e o envio de dados agora segue sem relatórios de erros.

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  • Jornal Regional



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